3/7/2012
Exportação de carnes da Austrália cresce 1,1% no ano 2011/2012

Resultados foram comprometidos pela crise mundial e pela valorização do dólar australiano.

As exportações de carne da Austrália subiram apenas ligeiramente no ano fiscal que terminou em 30 de junho, refletindo as dificuldades em muitos mercados, disse nesta terça-feira (3) a consultoria Meat & Livestock Australia (MLA, na sigla em inglês). As exportações do país totalizaram 81.586 mil toneladas de carne desossada em junho. Assim, o ano fiscal terminou com embarques de 948.010 toneladas, um aumento de 1,1%, segundo o Departamento de Agricultura do país divulgou na segunda-feira. O resultado de junho representou uma queda de 6,1% ante maio e de 5,1% ante junho do ano passado.

Segundo a Meat & Livestock Australia, a demanda foi afetada pela crise mundial e pela valorização do dólar australiano, que esteve em média 3,7% acima do dólar americano na comparação anual, reduzindo a competitividade do produto australiano.

Os embarques aos Estados Unidos somaram 205.210 toneladas no ano, alta de 28%, segundo os dados do governo. As exportações caíram 12% em junho ante o mês anterior, para 17.342 toneladas. No entanto, subiram 0,8% em relação a igual mês no ano passado. O aumento das exportações aos EUA refletiram uma demanda maior por carne processada, disse a MLA, ressaltando que cortes melhores continuam a ter dificuldades para serem vendidos.

O governo australiano havia previsto em meados de junho que as exportações de carne chegariam a 970 mil toneladas em 2011/12, graças ao aumento de embarques aos EUA.


Fonte: Sou Agro

Voltar