4/4/2006
Pesquisa iundica que safra de café do Brasil deve atingir 43,9 mi sacas


As fontes atribuem a queda ante a pesquisa da Reuters em dezembro às condições do tempo em algumas áreas produtoras do país. Elas foram ouvidas na quinta e sexta-feira da semana passada.

"Há áreas secas no Brasil e isso irá resultar em rendimentos menores", afirmou Jerry Rogers, da Gravois Mills Coffee Company, no Missouri.

A maior parte das áreas que enfrentam estiagem localizam-se em regiões produtoras de café conillon. Embora a maior parte da produção brasileira seja de arábica, a recente estiagem irá resultar em menor quantidade de grãos e em grãos menores, afirmou Rogers.

Em dezembro a safra foi estimada pelo governo brasileiro (Conab) entre 40,4 milhões e 43,6 milhões de sacas, em comparação a 32,9 milhões na temporada 2005/06. A produção de café sofre interferência da bianualidade típica do produto.

A estimativa média para a safra brasileira 2007/08 é de 37,1 milhões de sacas, de acordo com a pesquisa.

Ainda assim, mesmo com a potencial de uma colheita em 2006/07 de cerca de 45 milhões de sacas, a indústria cafeeira enfrentará o desafio de ter poucos estoques de passagem em meio a uma demanda estável, afirmou Judy Ganes, da consultora J. Ganes.

Até o fim de março, os estoques de passagem somavam cerca de 9 milhões de sacas, queda de aproximadamente 50 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, e o mais baixo desde 1957, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC).

Muitos analistas acreditam que é interesse do Brasil dar uma estimativa vários milhões de sacas abaixo das expectativas do mercado. Muito café brasileiro pode deprimir os preços e prejudicar a renda de produtores.

Ao mesmo tempo, importadores de café querem preços mais baratos.

"Muitos produtores acreditam que a safra, em meio a problemas climáticos no começo do ano, deve ficar abaixo dos 40 milhões de sacas, com muitos apostando em uma safra de 38 milhões", segundo a Safras & Mercados.

No entanto, a Mercon Coffee Group estimou em março que a safra 2006/07 não deve ultrapassar 45 milhões de sacas. (fonte: News Cafeicultura)






Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar