15/6/2012
Pecuaristas propõem fundo de marketing

Proposta foi debatida em encontro com ministro da Agricultura, na Feicorte, em São Paulo.

A criação de um fundo de marketing da carne brasileira foi proposta pelos pecuaristas em reunião com o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho no começo da noite desta quinta-feira, 14. O encontro entre lideranças e o titular da pasta foi fechado para a imprensa e ocorreu na Feicorte, em São Paulo.

A proposta é semelhante ao que é feito em países como Austrália e Estados Unidos, onde há contribuição do pecuarista e do frigorífico. Na versão brasileira seria arrecadado R$ 1 por animal abatido por cada parte e os recursos seriam aplicados para fomentar o consumo de carne brasileira no exterior. “Não queremos que o governo faça gestão do fundo, mas que dê a sua chancela para a iniciativa”, explica Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

A criação do fundo seria um meio de agir diante de uma preocupação da cadeia, de que o Brasil continue a aumentar a produção agropecuária e não tenha condições de escoar a produção nos mercados da forma desejada. A discussão sore o tema é recente e foi bem recebida pelos participantes do encontro.

“Acho essa ideia importante para que a gente possa promover abertura de mercados, a qualidade e a sustentabilidade do nosso produto e, além disso, unir o pecuarista com frigoríficos e com fornecedores de uma maneira geral. A gente apoia e quer fazer”, afirma João Sampaio, diretor de relações institucionais do Marfrig.

O presidente da Abiec, Antonio Camardelli, salienta que a criação do fundo poderá permitir uma mídia e um marketing diferenciado da mídia de entidade, para que se possa trabalhar pontualmente nos mercados, minimizando o tempo aplicado na comparação com processo mais ortodoxo como o empregado em ações vinculadas às entidades governamentais, como as que a associação desenvolve com a Apex, por exemplo. “É marketing mais decisório com perfil mais pontual. É uma belíssima ideia”, elogiou.

Conselho Agronegócio

Mendes Ribeiro apresentou aos pecuaristas a ideia de criar um conselho de lideranças, ex-ministros e outros representantes do setor, para tratar dos assuntos da agricultura e pecuária. A proposta foi bem acolhida pelos presentes. Contudo, o projeto ainda está em fase inicial.

Rússia

Um ano após o embargo da Rússia aos frigoríficos de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, afirmou estar otimista quanto ao fim da restrição. “Percebido novos contatos, novos avanços. É uma questão de tempo. Notícias que permitem ao ministro de ter algum otimismo”, disse.



Fonte: Portal DBO

Voltar