5/6/2012
PMGZ mais praticidade para o selecionador de zebu

Quase 50 técnicos de campo da ABCZ e coordenadores dos Escritórios Técnicos Regionais (ETRs) participaram na semana passada (31/05 e 01/06) do 1º Curso de Capacitação de Supervisores Regionais do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).
O curso foi realizado na sede da associação, em Uberaba-MG e teve cerca de 20 horas de duração.
Nos módulos de treinamento ministrados pelos colaboradores Thaynara Freitas, assistente de suporte de software; Ismar Carneiro, gerente de Provas Zootécnicas; Rodrigo Junqueira, gerente do PMGZ Corte; Lauro Fraga, gerente do fomento da ABCZ; Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite e Carlos Henrique Cavallari Machado, superintendente adjunto de melhoramento genético da ABCZ, os participantes receberam informações sobre as interpretações do CDP, inovações no PMGZ, utilização dos dados, avaliações e tendências genéticas dos rebanhos para acasalamentos, estrutura do PNAT 2012, avanços do Pró-Genética, abrangência e evolução do PMGZ Leite e o novo ProduZ.
O principal objetivo do treinamento foi preparar o grupo para a aplicação das tendências genéticas dos rebanhos e o atendimento de extensão e consultoria aos participantes do PMGZ em todo o Brasil. A curvas de tendências genéticas são ferramentas práticas para trabalhar o melhoramento genético do rebanho, direcionar o ajuste de características e fornecer produtos com maior valor agregado ao mercado de produção. “Hoje todo comprador de touros e matrizes quer saber quais são as vantagens genéticas de cada animal que ele está levando para a fazenda. A régua de DEPs é um argumento forte e oportuno para realizar uma venda com garantia de qualidade e procedência”, explica Cavallari Machado.

Conheça algumas vantagens de aderir ao novo pacote do PMGZ:

Visita técnica anual – Técnico capacitado pelo PMGZ visitará a propriedade gratuitamente para orientar o criador e sua equipe quanto aos procedimentos mais adequados no processo seletivo da propriedade.

PRODUZ – Além do site do PMGZ, através do novo software de gerenciamento de rebanhos, o PRODUZ, que será lançado pela ABCZ no dia 04 de maio na ExpoZebu, os criadores participantes do PMGZ terão maior facilidade de acesso às informações sobre as avaliações genéticas e outras particularidades como cálculo de consanguinidade, quando poderão visualizar resultado de consanguinidade para um ou vários animais escolhidos para o acasalamento, além de exibir informações de algumas características, através do PRODUZ.

PNAT – O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens tem como objetivo identificar e provar futuros reprodutores dos rebanhos participantes do PMGZ. Além disso, os criadores que aderirem ao novo pacote do PMGZ poderão ser cadastrados como rebanhos colaboradores e receber gratuitamente doses de sêmen dos touros participantes do PNAT.

Grupo de Trabalho – Formação de dois Grupos de Trabalho (corte e leite) composto por 10 criadores, que serão responsáveis por realizar reuniões periódicas, junto com o corpo técnico da ABCZ, para fazer a análise e aconselhar sobre os rumos do programa.

Central telefônica do PMGZ – Além da possibilidade de serem atendidos pelos Escritórios Técnicos Regionais da ABCZ, haverá uma central telefônica exclusiva, onde os criadores participantes do PMGZ poderão tirar dúvidas sobre melhoramento do rebanho. O telefone da central é (34) 3319-3843 .

Índice ABCZ – A partir de agora o IQG (Índice de Qualificação Genética) passa a ser chamado de iABCZ (Índice ABCZ), mantendo as mesmas ponderações do índice anterior.

Comercialização – Maior estímulo para comercialização de animais avaliados pelo PMGZ, através da homologação de leilões e via Pró-Genética.


Fonte: ABCZ

Voltar