11/5/2012
Brasil busca elevar exportações de carnes na Ásia

Começou nesta quarta-feira, 9, a participação da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em Feira Asiática de Alimentos (Sial China) realizada em Xangai, na China. A intenção da entidade é divulgar a qualidade do produto nacional para os importadores da região, o que deve ajudar na decisão das autoridades chinesas de habilitar novas plantas brasileiras para exportar para o país.

Atualmente, apenas oito empresas brasileiras possuem autorização para embarcar carne bovina para a China, enquanto outras 11 companhias já enviaram a documentação necessária para habilitação.

A iniciativa vai de encontro com a opinião do consultor da MB Agro, José Carlos Hausknecht, que considera a Ásia como um mercado em ascendência para o Brasil, devido à elevação de renda e da população. "É um mercado típico para o nosso produto por não se tratar de carne Premium. Apesar da Austrália ter facilidade no transporte, a produção do país é estável e, caso forneça para o sul da Ásia, obrigatoriamente deixará de embarcar a outros mercados, abrindo espaço para a carne brasileira", comenta. Entretanto, a Índia, pela facilidade logística e preço acessível, é o maior competidor brasileiro, apesar de ainda pecar na questão sanitária.

No primeiro trimestre de 2012 o Brasil exportou 298.8 toneladas de carne bovina para a China, aumento de 155% sobre a quantidade exportada no mesmo período de 2011. Em abril, o preço médio da tonelada cresceu 68% em relação ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 6.750 por tonelada.

Em 2011, o Brasil exportou 2,9 mil toneladas de carne bovina para a China, aumento de 67% sobre a quantidade exportada em 2010. O faturamento no mesmo período cresceu 82,8% e atingiu US$10,7 milhões em 2011.

Fonte: Famasul

Voltar