24/4/2012
Comitê veterinário reduz restrição de aftosa ao Paraguai

Situação do nível de risco da doença na fronteira com o Paraguai mudou de estado de “alerta sanitário” para “atenção sanitária”.

O Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), que se reuniu na semana passada em Cananeia (SP), reduziu o nível de risco da febre aftosa na fronteira com o Paraguai e baixou o nível de estado de “alerta sanitário” para “atenção sanitária”. Participaram do encontro representantes dos serviços de defesa agropecuária dos seis países integrantes do comitê: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Segundo nota do Ministério da Agricultura, a medida foi tomada em função de o Paraguai, até o momento, estar atendendo às recomendações técnicas do CVP para restabelecer o status sanitário perdido com surgimento de novo foco de aftosa, em janeiro deste ano.

O presidente do CVP e diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, afirmou que durante a reunião também foram discutidas questões relativas ao fortalecimento dos serviços veterinários de todos os países que integram o comitê.

Marques reiterou que o Brasil tem metas ousadas e pretende reconhecer todo o território nacional como livre de febre aftosa com vacinação até o ano de 2013, caso os Estados respondam as expectativas.


Fonte: Sou Agro

Voltar