20/4/2012
CNA validará documento com posicionamento do setor Agropecuário para Rio+20

A 78ª ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas), que será realizada em Uberaba/MG, entre os dias 28 de abril e 10 de maio, será o local onde a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) finalizará a validação do posicionamento do setor Agropecuário para a Rio +20, conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, promovida no Brasil, a partir de 20 de junho.
No dia 02 de maio, a partir das 8h30, a CNA promoverá no Parque Fernando Costa, onde a ExpoZebu é realizada, o último workshop da entidade que tem como objetivo geral construir o posicionamento do setor agropecuário para Rio +20, e ainda entender a proposta da Rio +20 e orientar o pensamento do setor para o desenvolvimento global. O moderador dos trabalhos será o consultor Sérgio Cordiolli, com vasta experiência na atividade.

O workshop será aberto ao público, porém, o número de vagas será limitado a 100 participantes. São esperados para o evento produtores rurais e representantes de associações e cooperativas. Serão trabalhados assuntos dentro dos cinco eixos temáticos (meio ambiente, tecnologia e inovação, educação, segurança alimentar e nutrição e erradicação da pobreza), que serão discutidos em grupos multidisciplinares, de no máximo dez pessoas, baseados em um texto norteador de uma página. O grupo terá um coordenador para o direcionamento das discussões e um relator para anotação dos assuntos abordados. Após a fase de discussões em grupo, as sugestões serão apresentadas em plenária para validação do grande grupo.

O workshop tem início com a abertura e desenvolvimento dos trabalhos, seguida de apresentação da proposta da Rio +20, apresentação da metodologia e divisão dos grupos de trabalho, plenária com a apresentação dos assuntos abordados e votação. O encerramento está previsto para as 13h30.

A 78ª ExpoZebu é promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU.


Fonte: ABCZ

Voltar