16/4/2012
ABCZ: Cresce demanda por registro de receptoras CCG

Com o mercado de receptoras em expansão em todo o país, muitos criadores estão investindo no registro de animais oriundos de cruzamentos entre raças zebuínas diferentes. No Centro-Oeste, a ABCZ acaba de registrar exemplares da categoria CCG (Controle de Genealogia), que é destinada aos animais cruzados.

O técnico Leonardo Rodrigues de Queiroz esteve na fazenda Dona Adelina, município de Cotriguaçu (MT), para registrar os produtos oriundos do acasalamento entre fêmeas nelore e touro tabapuã. A propriedade pertence ao criador Eloi José Wagner. Foram os primeiros registros de CCG efetuados pela equipe do Escritório Técnico Regional (ETR) da ABCZ em Cuiabá (MT).

Segundo Leonardo Queiroz, outra propriedade de Cotriguaçu também deve registrar animais na categoria CCG. A JK Pneus Ltda. realizou o cruzamento entre fêmeas nelore e touros guzerá leiteiro. Os produtos ainda serão vistoriados. “Muitos criadores já estão produzindo receptoras CCG para atender o mercado em 2014, quando entrará em vigor a exigência de só utilizar receptoras 100% zebuínas para as raças brahman, cangaian, indubrasil e nelore”, afirma o técnico.

A ABCZ está distribuindo uma cartilha sobre o uso obrigatório de receptoras zebuínas. Mais informações: www.abcz.org.br



Fonte: Portal Argen

Voltar