31/3/2006 Leila Fetter destaca o turismo rural na Metade Sul
A Comissão foi instalada em outubro passado e tem como objetivo concentrar debates, estudos e propostas na questão do turismo rural, adequando as políticas à evolução e aos desafios da atualidade, visando a desenvolver projetos de turismo, de forma sustentável, protegendo nossos valores, mostrando as belezas locais e gerando riquezas para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.
Leila destacou o I Simpósio de Turismo Rural, realizado hoje no Plenarinho da Assembléia Legislativa, que teve a participação do Ministério do Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo Esporte e Lazer, da Prefeitura de Caxias do Sul, que falaram a respeito de gestão pública na área de turismo; da Associação Brasileira de Agências de Viagens, do SEBRAE, do BRDE, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Caixa de Fomento do RS.
A deputada lembrou ainda, a primeira interiorização da Comissão realizada em Pelotas, em dezembro, reunindo secretários de turismo da região com o objetivo de apresentar experiências que já estão ocorrendo nos municípios e alternativas de fomento na área do turismo rural e trazer subsídios a esta Comissão.
"Em 1997 a Metade Sul tinha somente nove propriedades que utilizavam o turismo rural como meio de subsistência", informou Leila, "hoje, já existem dados afirmando que existem mais de 82 propriedades na região".
"O agroturismo e o turismo rural existem em sete regiões na metade sul, sendo que somente quatro são ativas em termos de atividades turísticas em propriedades rurais. A maior parte das propriedades, segundo o pesquisador especialista em turismo rural, Eurico de Oliveira Santos, localiza-se na fronteira-oeste, campanha e sul. As regiões do Vale do Rio Pardo, Central e Litoral ainda não aderiram a utilização de propriedades rurais como mais uma fonte de renda, sendo que Lavras do Sul tem uma maior concentração de propriedades, sendo a percursora na atividade turística", informa Leila.
Outro fator relevante destacado na pesquisa para a deputada representante da zona sul, é o aumento da participação da mulher como proprietária rural, mostrando que as mulheres estão assumindo posições antes consideradas masculinas.
Em maio, será realizado o V Congresso Internacional Sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável - "Ordenamento, Segmentação E Regionalização Do Turismo Em Áreas Rurais", reunindo os principais nomes do setor no Brasil e exterior. (fonte: Assessoria de Imprensa Dep.Leila Fetter)
Fonte: Clube do Fazendeiro
Voltar
|