20/3/2012
ABCZ apresenta banco de dados de DNA bovino

Unificação do sistema deve agilizar processo de registro genealógico.

As Superintendências Técnica e de Tecnologia da Informação Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, (ABCZ) desenvolveram um banco de dados para padronizar as informações genéticas dos laboratórios habilitados a emitir laudos de DNA dos zebuínos. O sistema Interlab deve reduzir o tempo para a emissão de registros genealógicos e irá centralizar as informações.

A ferramenta foi apresentada nesta segunda-feira, 19, na sede da ABCZ em Uberaba, Minas Gerais. Representantes de 12 laboratórios de DNA participaram do evento. "Todos se comprometeram a compartilhar as informações, o que vai garantir mais agilidade e eficiência na prestação dos serviços aos criadores de zebu”, afirma Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Atualmente cada laboratório mantém os laudos genéticos individualmente e para realizar o registro genealógico de um bezerro, o produtor precisa aguardar que os dados dos animais envolvidos sejam localizados nos diferentes laboratórios. Um processo que pode levar até 90 dias. Com a unificação dos dados todo o procedimento estará concluído em dez dias. “O aumento da agilidade certamente vai impactar nos resultados financeiros”, projeta Josahkian.

O programa será hospedado no servidor da ABCZ e a adesão ao sistema é voluntária. A expectativa é de que os dados dos laboratórios sejam integrados durante o período de testes, que será realizado até o final de março. O sistema deve entrar em funcionamento até o final de abril.



Fonte: Portal DBO

Voltar