29/2/2012
Cresce exportações de carne bovina por SP, porém resultado ainda não anima

Em janeiro de 2012, as exportações de carne bovina in natura a partir do Estado de São Paulo, que lidera o ranking nacional de estados exportadores, somaram 19,5 mil toneladas líquidas, segundo os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Este volume apesar de anotar alta de 21,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os frigoríficos paulistas conseguiram embarcar 16 mil toneladas ao exterior, é o segundo menor desde 2002.

O problema é que grandes negociadores como Rússia e Irã diminuíram as negociações. No caso dos russos, que no ano passado foi o segundo maior comprador de carne desta praça, a queda entre jan/11 e jan/12 é de 17,6%, passando de 3,5 mil toneladas para 2,9 mil toneladas.

Já os iranianos diminuíram em 92% as compras da carne vinda de SP, recuando de 4,3 mil toneladas para menos de 350 toneladas.

A queda nas exportações paulistas só não foi mais expressiva porque houve um aumento significativo nas vendas à Venezuela e ao Egito.

O país vizinho comprou de SP 3,6 mil toneladas de carne bovina no mês citado, contra 475 toneladas verificadas em jan/11. Igual ao Egito que incrementou as negociações 12 vezes mais, passando de apenas 287 toneladas para 3,6 mil toneladas.

É importante destacar que os dois países não começaram a comprar mais carne desta praça, em grande volume, apenas em janeiro deste ano.

Os venezuelanos desde setembro de 2011 começaram a importar carne entre 2 e 3 mil toneladas de SP. Já o Egito, este crescimento vem ocorrendo desde março de 2011.

Veja abaixo o quadro elaborado pela Rural Centro que mostram os principais destinos da carne bovina in natura exportada a partir de São Paulo.


Fonte: Rural Centro

Voltar