29/2/2012
Ambientalistas anunciam movimento pelo veto à alteração do Código Florestal

A mobilização nacional "Veta Dilma" está prevista para os dias 6 e 7 de março.

Uma mobilização nacional em favor do veto à proposta de alteração do código pela presidente Dilma Rousseff, será realizada na próxima semana, nos dias 6 e 7 de março, período estimado para votação do projeto de lei conforme o relator Paulo Piau. O deputado Chico Alencar anunciou a medida, denominada "Veta Dilma", durante a abertura do seminário "Código Florestal – o que diz a ciência e os nossos legisladores ainda precisam saber", na tarde desta terça-feira, 28.

O encontro foi organizado pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável e a Frente Parlamentar Ambientalista. Ao longo da tarde, pesquisadores e cientistas discutiram os impactos negativos das mudanças propostas para o Código Florestal.

O projeto que altera o Código Florestal (PL 1876/99) foi aprovado na Câmara no ano passado. Como o Senado modificou o texto aprovado pelos deputados, o texto será votado novamente pela Câmara neste ano.

A ex-senadora Marina Silva sustentou que “estão armando” uma falsa luta entre as propostas do Senado e as emendas apresentadas na Câmara para garantir a aprovação da segunda versão e a sanção do primeiro texto. “O projeto do Senado é tão ruim quanto o da Câmara”, disse.

De acordo com José Eli da Veiga, professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa), tanto o substitutivo do Senado quanto o da Câmara ao Projeto de Lei 1876/99, que modifica o Código Florestal, não promovem alterações na lei vigente, mas a revogam. “É inaceitável que um projeto como este seja votado assim, sem que os deputados tenham sequer noção do que estão votando”, afirmou o especialista.



Fonte: Portal DBO

Voltar