24/2/2012
Bovinos: Tocantins quer ampliar rebanho em 50%

O governo de Tocantins quer aumentar o rebanho do Estado de 8 milhões de cabeças para 12 milhões de animais. Entre as medidas para atingir a meta está o investimento na recuperação das pastagens. Com a melhoria dos pastos, a expectativa é que se possa elevar a lotação de uma cabeça por cada hectare para duas cabeças por hectare.

O Estado aguarda aprovação de R$ 100 milhões do governo federal para o setor produtivo tocantinense, dos quais R$ 4, 4 milhões serão destinados para a recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de florestas e lavouras. No Estado, 5,5 milhões de hectares apresentam algum grau de degradação, volume que representa 75% de toda a área de pastagem.

“Para recuperar essas terras, vamos investir em tecnologia e na rotatividade de produção, alternando pastos ao cultivo de grãos e aproveitando as áreas degradadas para o reflorestamento, com o plantio de culturas alternativas, como o eucalipto ou a seringueira”, explica João Gomes Batista, engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

A expectativa é que o uso de tecnologia de rotatividade permita a expansão da pecuária tocantinense sem que seja necessário realizar novos desmatamentos para a abertura de plantios e pastagens.



Fonte: Portal Argen

Voltar