23/2/2012
Projeto de pesquisa sobre leite orgânico deverá contar com ações de sustentabilidade

Captação de água pluvial e utilização de energia solar ou eólica deverão ser algumas das ações sustentáveis implantadas no projeto de produção de leite orgânico de zebu, que começará a ser desenvolvido em breve na fazenda escola da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com o pecuarista José Henrique Fugazzola Barros.

A viabilidade de implantação destas ações sustentáveis na sala de ordenha em construção foi analisada pelo coordenador do projeto, prof. Carlos Henrique Cavallari Machado, o diretor administrativo da FAZU/Fundagri, Fábio Melo Borges, o pecuarista José Henrique Fugazzola Barros, a estudante Luana Barros, o subsecretário Romeu Borges e o gerente de Sustentabilidade da ABCZ, Paulo Henrique Lopes.

A intenção é que com a instalação de um equipamento para captar água das chuvas, ela possa ser reutilizada para lavar os animais, o próprio curral e a sala de ordenha.

O mesmo deve acontecer com a luz solar que poderá ser transformada em energia elétrica para ser usada nas dependências do curral. "No Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), onde está situada a sede da ABCZ, já existe um projeto piloto de captação de água da chuva para reuso. Verificamos que há possibilidade de implantar algo semelhante neste projeto da FAZU", comenta o gerente de Sustentabilidade da ABCZ.


Fonte: Terra Viva

Voltar