10/2/2012
ABCZ apresenta ao MAPA balanço do Pró-Genética

Os avanços do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro) serão apresentados amanhã (10/02), em Brasília (DF) para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O superintendente de Marketing e Comercial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), João Gilberto Bento, e o gerente de Fomentos da entidade, Lauro Fraga, mostrarão um balanço dos seis anos de existência do Pró-Genética. A apresentação será a partir das 10h.

Só no ano passado, o Pró-Genética possibilitou a venda de 1.270 touros puros de origem de diversas raças zebuínas para aproximadamente 1.000 produtores rurais de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Sergipe. O programa beneficia pequenos e médios produtores rurais, possibilitando a aquisição de touros de alto padrão genético em feiras ou em leilões. Todas as compras efetuadas pelo Pró-Genética, podem ser feitas com recurso próprio ou financiadas pelas cooperativas de crédito e pelos bancos credenciados. Com a melhora da qualidade genética dos rebanhos, a expectativa é de aumentar a produtividade de carne e leite das pequenas e médias propriedades brasileiras.

Agenda em São Paulo

Antes de participar da reunião em Brasília, o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, está nesta quinta-feira em São Paulo para reuniões com empresas do setor e entidades. Pela manhã, ele esteve no Fórum “Despertar para a Rio+20”, promovido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio). A ABCZ é uma das entidades que participa do Grupo de Trabalho do Ministério da Agricultura, que é responsável pela elaboração do documento sobre o agronegócio para a Rio +20, conferência das Nações Unidas que acontecerá em junho no Rio de Janeiro.

Na parte da tarde, João Bento participa de reuniões na Nestlé e Tortuga para tratar da ExpoZebu 2012, feira que acontecerá de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG), e é considerada a principal exposição de raças zebuínas do mundo.

Fonte: ABCZ

Voltar