30/3/2006 Gestão ambiental: o novo desafio do produtor rural
O treinamento é totalmente gratuito, tem carga horária de 16 horas e, a cada edição, envolve 13 a 16 administradores de propriedades em regime de economia familiar. As comunidades interessadas devem entrar em contato com o Sindicato Rural do município. Em 2005 foram realizados 18 e, para 2006, dependerá da procura das famílias rurais.
Os pré-requisitos para participar são idade mínima de 16 anos completos no início do treinamento, saber ler e escrever, ser proprietário, familiar ou empregado de estabelecimento rural. Além de preencher os pré-requisitos é indispensável que sejam inscritos no treinamento somente as pessoas que participam no processo de gestão da propriedade rural. Para promover uma maior conscientização a participação da família, poderá ser inscrita mais de uma pessoa por propriedade.
Para obter uma gestão orientada na utilização sustentável dos recursos naturais da propriedade rural, o treinamento faz uma abordagem ampla sobre o meio ambiente rural, incluindo não somente os recursos naturais, mas também a família do produtor rural como um elemento integrado ao meio. Neste sentido, são apresentados e discutidos aspectos sobre ecossistemas de Santa Catarina, com ênfase ao ecossistema da região; florestas e áreas de vegetação dentro da propriedade rural, poluição ambiental, incluindo solos, água e ar, áreas de proteção permanente (mata ciliar) e proteção de rios e nascentes, legislação ambiental, alternativas para manejo sustentado na propriedade rural.
As aulas teóricas e práticas se complementam, buscando encontrar os possíveis problemas ambientais causados pelo uso da terra e as soluções que melhor se aplicam à situação de cada produtor rural. O treinamento é realizado através de atividades teóricas e práticas em uma propriedade rural de um dos participantes. Durante as atividades práticas a propriedade cedida será avaliada pelo grupo para a identificação de problemas ambientais e das soluções possíveis. Cada participante fará uma avaliação da sua propriedade identificando problemas e soluções para o seu plano de gestão ambiental.
Os instrutores são Jonas Selivan (Quilombo), Josy Zarur de Matos (Florianópolis) e Assis Greselle (Canoinhas). (fonte: MB Comunicação)
Fonte: Clube do Fazendeiro
Voltar
|