6/2/2012
Mapa divulga fazendas aptas a exportar para a UE

São quase 2 mil propriedades que forneceram mais de 4 milhões de animaispara abate em 2011.

O Ministério da Agricultura (Mapa) divulgou nesta sexta-feira, 3, a primeira lista das fazendas autorizadas a fornecer bovinos para abate e venda da carne in natura para a União Europeia (UE), desde que a gestão do documento voltou ao controle do governo brasileiro, em 15 de janeiro. Por quatro anos a habilitação das fazendas brasileiras e a divulgação das propriedades – por meio da lista conhecida como “traces” – era feita exclusivamente por autoridades sanitárias do bloco.

Segundo o Mapa, atualmente há 1.948 credenciadas a vender carne paraa UE. Levantamento da coordenação do Sistema Brasileiro de Rastreamento (Sisbov) constatou que as fazendas habilitadas abateram 4,8 milhões de bovinos em 2011. O volume foi equivalente a 22,65% do total de animais abatidos em estabelecimentos com SIF no ano passado, que ficou em 21,5 milhões de cabeças.

Além da gestão da lista de fazendas habilitadas a exportar, as autoridades brasileiras ficarão responsáveis pela publicação da relação – que será atualizada a cada 15 dias – no site do Ministério da Agricultura.


Fonte: Portal DBO

Voltar