25/1/2012
Parque Fernando Costa terá estrutura renovada para ExpoZebu 2012

Os criadores e visitantes que passarem pelo Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, entre os dias 28 de abril e 10 de maio, verão novidades na estrutura do local. Para abrigar um dos mais importantes eventos do calendário da pecuária zebuína do Brasil, a 78ª ExpoZebu, vários projetos e obras estão sendo finalizados no local.
A primeira mudança já está pronta. Trata-se da recuperação do solo e reforma do gramado da pista de julgamento, que foram iniciadas em setembro do ano passado. O excesso de areia e terra foi retirado e, posteriormente, foram instalados modernos sistemas de drenagem e irrigação automática. Após a análise e correção do solo, teve início o plantio da grama esmeralda imperial, variedade considerada mais robusta e resistente ao pisoteio. Agora, o gramado da pista de julgamento está preparado para receber os melhores exemplares das raças zebuínas.
Novos pavilhões
Outra novidade é construção de três novos pavilhões para abrigar animais, localizados ao lado do Pavilhão Multiuso. A capacidade individual das estruturas projetadas em metal é de 74 argolas. O gado ficará protegido por uma cobertura de telha de barro com pé-direito de 4,5 metros. O galpão mais alto favorece a circulação do ar e garante conforto térmico. Para dar agilidade ao serviço de limpeza e toalete das estrelas zebuínas, um lavadouro anexo estará à disposição dos tratadores. A continuação do acesso interno que liga o Parque à Avenida Apolônio Sales e todo o terreno no entorno do Multiuso vão ser pavimentados.

Outra modificação é a elevação do piso ao lado da quadra 14, que vai expandir em 800 m² o espaço onde ficam os estandes fixos do Tabapuã, Casa do Zebu e Elo da Raça, e dar continuidade a vitrine de expositores junto a arquibancada e pista de julgamento.

Uma mudança importante também está sendo realizada no Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”. O local passará a contar com três vias de acesso e estacionamento com capacidade para 600 veículos. Além disso, as intervenções no prédio vão contribuir com a qualidade dos eventos. Uma antecâmara com vidro temperado vai isolar o lounge receptivo da plateia. Uma nova disposição de buffet, secretaria, toiletes, cabine multimídia, camarins, depósito e palco vai facilitar a circulação de pessoas. O projeto liberou espaço para a plateia onde agora poderão estar dispostas 1.142 cadeiras enfileiradas ou 129 mesas com 6 cadeiras. O planejamento contemplou especificações de segurança contra incêndios e de acessibilidade por rampas, também eliminou três degraus de 20 cm de altura e promoveu a elevação do palco.


Fonte: ABCZ

Voltar