15/12/2011
Interesse das mulheres pelo agronegócio aumenta concorrência em cursos voltados ao campo

Segundo a diretora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, número de mulheres que procuram cursos como medicina veterinária aumentou nos últimos anos
Nos meses de dezembro e janeiro são realizados vestibulares em todo o país. Para quem procura cursos relacionados à agropecuária, diversas são as opções. A diretora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Maria Cristina Thomaz, diz que agronomia, zootecnia e medicina veterinária são os três principais cursos oferecidos para quem pretende trabalhar na área. Desses três, a medicina veterinária é a mais procurada, segundo ela, devido ao aumento do interesse de mulheres pelo curso.

– O perfil do aluno da veterinária mudou. Antigamente, quando você pensava em cursos voltados ao agronegócio, você sempre pensava em jovens do sexo masculino prestando vestibular. Na veterinária é marcante essa mudança. Nesse vestibular para 2012, nós estamos com mais que o dobro de meninas inscritas para concorrer a uma vaga no curso. A gente tem visto que, das 50 vagas oferecidas na veterinária, entram cerca de 38, 40 meninas – fala.

Na Unesp, Maria Cristina Thomaz diz que outro curso bastante procurado é a agronomia, voltado especificamente ao agronegócio e ao crescimento. O curso de zootecnia, também muito disputado, é voltado especificamente à produção animal.

Para Maria Cristina, o crescimento do agronegócio no Brasil fez com que os jovens interessados no campo procurassem mais esses cursos voltados à pecuária e à agricultura.

– O crescimento do agronegócio fez com que os jovens procurassem mais esses cursos voltados ao campo. A gente viu, nos últimos anos, um crescimento bastante expressivo na relação candidato/vaga na procura pelo vestibular – observa Maria Cristina Thomaz.



Fonte: Canal Ruralbr

Voltar