14/12/2011
CNA recomenda cautela ao pecuarista em 2012

A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recomenda cautela aos pecuaristas em 2012 ante o cenário de volatilidade de preços e câmbio, aumentos de custos e incertezas quanto aos rumos da economia brasileira e internacional.

O presidente do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, diz que a precaução evitará que se repita o quadro verificado no biênio 2008/2009, quando muitos produtores tiveram prejuízos, provocados pela alta nos custos e queda nos preços do boi gordo.

Ao traçar perspectivas para o agronegócio, a CNA enfatizou que os preços do boi gordo no mercado futuro têm sinalizado certa estabilidade, com valores entre R$ 96 a R$ 105 para os contratos com vencimento entre janeiro e outubro de 2012. Os valores são similares aos praticados neste ano, mas Antenor Nogueira alerta para o fato de os custos já estarem 7% mais altos em relação ao ano passado.

Nogueira comenta que a queda no volume das exportações de carne bovina sinaliza desaquecimento do mercado, em função da crise financeira internacional. Ele observa que os dados até novembro mostram que os embarques de carne bovina in natura caíram 18% e de industrializada 23%, em relação a igual período do ano passado. Segundo Nogueira, a retração nas vendas resulta da perda de competitividade, "devido à taxa de câmbio praticada no primeiro semestre e pela diminuição da demanda, provocada pela crise nos países importadores".

O dirigente da CNA observa que a receita na exportação aumentou, impulsionada pela alta das cotações no mercado internacional, mas a menor demanda pela carne brasileira prejudicou a recuperação dos preços no mercado doméstico.



Fonte: Portal BeefPoint

Voltar