1/12/2011
Alta Genetics bate recorde com 3 milhões de sêmen bovino vendidos em 2011

A Alta Genetics bate novo recorde brasileiro com a venda de 3 milhões de doses de sêmen em 2011. Este é o segundo recorde, o primeiro foi conquistado em 2008 com dois milhões de doses comercializadas em 12 meses. “Este volume foi conquistado graças a uma equipe de campo qualificada, a uma completa bateria de touros aliados aos programas, que tem como objetivo entregar os melhores resultados aos nossos clientes”, afirma Heverardo Rezende de Carvalho, diretor Geral da Alta no Brasil.


No segundo semestre deste ano, a Alta Genetics investiu mais de meio milhão de reais na compra de equipamentos para seu laboratório. “Compramos um sistema computadorizado de análise de espermatozóide, que nos oferece informação objetiva sobre as características do sêmen, com ênfase no tipo de movimentação dos espermas vivos, visualizadas através de colorações específicas e de suas qualidades. Desta forma, o sêmen fresco pode ser examinado e processado, possibilitando direcionar as decisões sobre o número de espermatozóides que serão colocados em cada palheta”, ressalta Carvalho.


Mercado de sêmen - O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo e menos de 10% de suas matrizes são inseminadas. Os maiores produtores de sêmen são os americanos e europeus, mas suas capacidades estão esgotadas devido à redução do número de matrizes. Já no Brasil, o cenário é outro. Há aumento de fêmeas e os programas de melhoramento genético são os melhores, avaliados mundialmente.


De acordo com a Asbia – Associação Brasileira de Inseminação Artificial – em 2010, foram comercializados 10,4 milhões de sêmen. Para 2011, a previsão da Asbia é fechar o ano com 17% de crescimento, chegando ao um montante de 170 milhões de reais de faturamento.


Na Alta Genetics a dose de sêmen custa em média R$ 18,00. Mas no banco de sêmen da Empresa existem doses que podem custar R$ 3.000,00 a unidade. Há touros na Central que produzem 40 mil doses de sêmen por ano, chegando a faturar 1 milhão de reais anuais. Atualmente, há um estoque de 2 milhões e 500 mil doses e diariamente são coletadas 20 mil.


Mas o segredo de desempenho também está no tratamento dos animais. Cada touro é acomodado num piquete de 1.200 m2, com cama coberta de areia, serragem e muita sombra. A pastagem é feita sobre grama estrela que oferece valor nutritivo correto e é resistente ao peso do animal.


As raças mais comercializadas na Alta são Nelore, Holandês, Angus e Gir Leiteiro. Mas no Brasil, as raças mais procuradas são Nelore, em primeiro lugar, seguida da Holandês “A produção da Nelore é toda brasileira, já a Holandesa é importada em quase sua totalidade”, explica Carvalho.




Fonte: Portal Grupo Cultivar

Voltar