14/10/2005
Irlanda: barreira imposta pela UE é "inadequada"

Os líderes do setor rural da Irlanda consideraram a decisão da União Européia (UE) tomada nesta semana de impor uma barreira parcial à carne bovina brasileira, após a confirmação de um caso de febre aftosa no País, insuficiente.


O presidente da Associação de Produtores Rurais da Irlanda (Irish Farmers Association - IFA), John Dillon, disse que a decisão da UE foi inadequada. Com sérias falhas de rastreabilidade e controles nos movimentos animais no Brasil, uma barreira regional não pode ser efetivamente implementada.


O risco mais sério para a carne bovina brasileira é sua origem desconhecida e a falta de rastreabilidade. Inclusive nesse último caso de febre aftosa isso é preocupante, a origem da doença é desconhecida.


O presidente da Associação de Fornecedores de Leite da Irlanda (Irish Creamery Milk Suppliers Association ICMSA), Pat O'Rourke, saudou a barreira à carne bovina brasileira vinda da principal região exportadora, mas disse que pediu por uma barreira completa para toda a carne bovina originada do país. Ele reiterou a crença da ICMSA de que continua havendo um sério risco para a saúde animal na Irlanda e na UE se qualquer carne bovina brasileira for importada e a falha em tomar uma atitude pode custar um alto preço aos produtores rurais da região.


A Irlanda precisa demandar uma revisão completa dos procedimentos da Europa nas importações de áreas que representam sérios riscos à saúde animal. Este episódio mostra mais uma vez o problema de prejudicar a agricultura na Europa e a confiança em fontes de alimentos que são imprevisíveis e que estão acopladas a importantes ameaças. A ministra (da Agricultura) Mary Coughlan precisa insistir que todos os alimentos importados - particularmente carnes - tenham os mesmos requerimentos de rastreabilidade que aqueles demandados dos produtores da UE.


Ele disse que a carne bovina brasileira que está atualmente na Irlanda deveria ser retirada imediatamente e incinerada sob a supervisão do Governo.

Fonte: Examiner.ie (por Ray Ryan), adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar