16/11/2011
Touro Halab da Bonsucesso vence Programa de Avaliação Total

Halab da Bonsucesso (Quark da Col X Baraka TE da Bonsucesso), de propriedade de Michel Caro e Patricia Zancaner Caro, de Guararapes/ SP, sagrou-se esta semana o Grande Campeão do Programa de Avaliação Total.

Com MGT de 20,08 ele é Top 0,1%, o Halab possui a melhor avaliação genética da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) da safra 2009 da Fazenda Bonsucesso, “ele possui uma régua de DEP muito boa e bastante equilibrada. Filho da Baraka TE da Bonsucesso com o Quark da Col ele representa linhagens muito produtivas da raça Nelore ( Rambo MN , Diamon BONS, Itaú ZEB e Ícaro SC (Golias) e Zefec “, comentou Michel Caro.

Após ser anunciado vencedor da prova, o Halab da Bonsucesso, com idade de 2 anos, foi contratado pela Central Alta Genetics onde terá, em breve, seu material genético disponibilizado para o mercado da pecuária de corte em busca de genética produtiva no Brasil.

O Programa de Avaliação Total

Promovido pela Nelore MS – Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, em parceria com CTAG – Centro Técnico de Avaliação Genética e mais quatro grandes empresas da pecuária brasileira, entre elas a Pfizer, o PAT – Programa de Avaliação Total – teve duração de três meses e a final ocorreu dia 07 de novembro em Campo Grande/ MS, no Confinamento Malibu.
O Programa “PAT” foi projetado para identificar reprodutores superiores da raça Nelore aptos a disseminar uma genética melhoradora no rebanho. Recursos e tecnologias de avaliação muito rigorosos foram empregados neste processo de avaliação, em particular na sua fase final”, explicou Michel Caro.
Um grupo de 66 animais completando 24 meses de idade e provenientes de 24 criatórios localizados nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul entraram em regime de confinamento e foram submetidos a vários testes e observações em busca dos valores genéticos dos candidatos; assim foram avaliados os marcadores de DNA relacionados a características economicamente relevantes e de alto impacto nas previsões genômicas do rebanho, as imagens de ultra-sonografia de conformação de carcaça, os exames de performances reprodutivas e as classificações visuais de biótipo.
A etapa final levou cinco animais para julgamento, que foi realizado por quatro juízes: Ireno Cassemiro da Costa, Gilberto Elias Democh Junior, Marcos Labury e William Koury Filho.

Adriano Rúbio, coordenador do PAT, declarou que “com todos estes filtros, chegamos ao objetivo que é aproximar as avaliações genéticas, do biótipo do animal preconizado na raça e os interesses comerciais da fazenda”.

Outras informações, acesse o site www.fazendabonsucesso.com.br Siga também as mídias sociais do plantel: www.twitter.com/fazbonsucesso e http://facebook.com/fazendabonsucesso


Fonte: Matriz da Comunicação

Voltar