29/3/2006
CFM mostra a pecuaristas seu projeto de melhoramento genético


A primeira visita está programada para ocorrer no dia 05 de abril, a partir das 8:30, na Fazenda Cherubim, em Américo de Campos (SP). Os produtores acompanharão estações técnicas, onde avaliarão lotes de animais e conhecerão o programa realizado com a raça Nelore. A partir das 13 horas, os participantes partirão para a Fazenda Guariroba, em Pontes Gestal (SP), para conhecer o trabalho realizado com a raça Montana, indicada para a produção de carne bovina de qualidade superior por duas elevadas características produtivas.

No dia 27 de abril, a partir das 9 horas, a CFM abrirá as porteiras da Fazenda Lageado, maior propriedade do grupo, em Dois Irmãos do Buriti (MS), onde a empresa também realiza os programas de avaliação genética e seleção de reprodutores Nelore e Montana para atenderem os pecuaristas do Estado.

“Essa é uma excelente oportunidade para os pecuaristas conhecerem em detalhes o processo de seleção de touros da CFM, além de esclarecer as principais dúvidas sobre a cadeia produtiva da carne bovina e o impacto da genética na rentabilidade do seu negócio”, explica Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

Economia na certa - Pelas contas da CFM, um reprodutor com DEP (Diferença Esperada na Progênie) para peso ao sobreano de 24,0 quilos e rendimento de carcaça de 53% proporciona ganho adicional ao redor de R$ 6.440,00 ao pecuarista ao longo de sua vida produtiva, quando comparado a um touro com DEP zero. Considerando que um touro provado é capaz de gerar 150 filhos ao longo de sua permanência no rebanho (cerca de seis anos), são 127,2 arrobas a mais na balança. “Um animal sem avaliação pode ter até custo baixo na aquisição, mas não trará o retorno financeiro desejado pelo pecuarista. Touro avaliado não é custo, é investimento com retorno garantido”, afirma Gabriela Giacomini, zootecnista da CFM.

Os interessados devem entrar em contato antecipadamente com a CFM pelo telefone 0800 127-111 ou enviar um e-mail para faleconosco@agrocfm.com.br . As fazendas estão localizadas a cerca de uma hora de viagem, partindo de São José do Rio Preto (SP). (fonte: Texto Assessoria de Comunicações)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar