1/11/2011
Conhecimento para sustentabilidade e agregação de valor à carne bovina

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, realizará nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS, o Workshop do Projeto SALSA, iniciativa colaborativa financiada pela Comissão Europeia sob o tema:“eco-desafios na cadeia alimentar da região latino-americana”.
O evento envolverá atividades práticas como visitas a propriedades rurais e uma seleção de palestras com os temas: gestão da cadeia produtiva, sustentabilidade, legislação comércio e certificação, rastreabilidade e Boas Práticas Agropecuárias.
Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gelson Luis Dias Feijó, o SALSA promoverá coesão social, desenvolvimento econômico, e melhor acesso de mercado para as pequenas e microempresas envolvidas na cadeia de alimentos, além de reduzir os impactos ambientais e socioeconômicos de cadeias como a da soja e carne.
“O projeto visa desenvolver ferramentas de monitoramento baseadas no pensamento adequado de ciclo de vida, integrando os impactos “éticos”, ambientais e socioeconômicos em um modelo. Desse modo ele procura fornecer soluções sustentáveis capazes de dar suporte as relações de produtores e pequenas e micro empresas com toda a cadeia. Os benefícios que derivam dele são: relações mais justas na cadeia; aumento de renda; maior qualidade e segurança e; menor carga ambiental”, explicou Gelson.
Como principal objetivo, o projeto busca contribuir para o combate desmatamento, emissão de CO2, diminuição da biodiversidade, a água-ar, o solo-poluição, a redução na segurança alimentar, ou seja, dos ecodesafios dos países latino-americanos, na explorações das cadeias produtivas de alimentos entre América Latina União Europeia, visando melhorar não só o alimento, mas o seu valor agregado e a competitividade da produção agropecuária.


Fonte: Grupo Cultivar

Voltar