28/10/2011
MG: ABCZ lança Banco de Ofertas do Pró-Genética

Pequenos e médios produtores rurais de vários estados brasileiros poderão comprar touros de alta qualidade genética pela internet, utilizando recursos do Pronaf ou recursos próprios. As compras podem ser feitas pelo Banco de Ofertas Pró-Genética, lançado ontem (26) pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A expectativa é de que esse novo canal de comercialização atenda a grande demanda por reprodutores melhoradores existente nas propriedades localizadas em regiões onde não ocorrem feiras do Pró-Genética.

O programa já está implantando em Minas Gerais, Sergipe, Bahia e Espírito Santo. Só em Minas Gerais, primeiro estado a adotar o Pró-Genética, os touros vendidos nas feiras desde 2006 já resultaram no nascimento de mais de 20 mil animais de corte e leite. Com a inclusão dos tourinhos melhoradores, o número de crias por ano nas propriedades aumenta e o índice de sobrepeso dos bezerros na desmama também cresce, o que permite vendê-los a um preço maior do que de animais de baixa qualidade genética.

Como o Pró-Genética tem como objetivo propiciar melhorias no desempenho econômico e zootécnico do rebanho bovino, os touros colocados à venda atendem a uma série de exigências em relação à sanidade e à reprodução, além de serem registrados pela ABCZ.

“O Banco de Ofertas Pró-Genética está aberto a todo produtor que queira adquirir touros. O espaço permite a livre negociação entre comprador e vendedor, um equilíbrio que terá como resultado o melhoramento genético do rebanho bovino brasileiro", garante Lauro Fraga, gerente de Fomento do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ.

Os criadores interessados em vender touros pelo Banco de Ofertas devem cadastrar os animais diretamente no site (http://bancodeofertas.abcz.org.br/progenetica ). Até janeiro de 2012, as inclusões não terão custo.



Fonte: www.nelore.org.br

Voltar