5/10/2011
Negócios na 50ª Expo Rio Preto começam com as mais importantes exposições do estado

Gado da raça Nelore e Brahman são destaques; conheça um pouco mais sobre esses animais
anuncie! Agência BOM DIA

A 50ª. Expo Rio Preto já está em andamento no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucato. A Expoinel Paulista, uma das principais mostras de gado da raça Nelore do país e a mais importante exposição no estado, está em andamento e vai até 09 de outubro.

No segundo turno, de 9 a 16 de outubro, acontece a Expobrahman, uma exposição nacional da raça Brahman. O evento deve atrair os melhores animais da raça no Brasil, inclusive com destaques internacionais.

Outras raças bovinas também participam da Expo Rio Preto, como o Gir Leiteiro, Guzerá, Sindi, Angus, Nerole Mocho, Tabapuã e Holandês, além de cavalos das raças Mangalarga e Quarto de Milha. “Teremos mais de dois mil animais dentro do Recinto e mais de cem produtores. É a grande oportunidade para os empresários do setor trocarem informações e fazerem negócios”, afirma Flávio Junqueira, presidente da Expo Rio Preto 2011.

No ano passado a feria agropecuária movimentou R$ 12 milhões. A expectativa deste ano é chegar aos R$ 20 milhões.

Nelore

A Expo Rio Preto 2011 sedia a Expoinel, mais importante ranking da raça no país. De acordo com a organização do evento, são 80 criadores e cerca de 800 animais. Os julgamentos contam pontos para os rankings da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN).

O criador da raça nelore Dorival Bianchi, considerado o melhor criador na Expoinel 2010, traz para a 50ª edição da Expo Rio Preto cerca de 50 animais.

De acordo com a ABCZ, a raça Nelore representa atualmente 80% da força produtiva da indústria da carne no país. A facilidade de adaptação ao clima ampliou rapidamente o número de criadores da raça em todo Brasil.

Guzerá

Este ano 120 animais da raça Guzerá ocuparão os pavilhões do Recinto de Exposições. A raça, em pleno crescimento na região de São José do Rio Preto, ganha cada vez mais adeptos pelas vantagens sobre outros animais.

“O Guzerá se destaca tanto para a produção de carne quanto de leite. São animais altamente eficientes em cruzamentos”, destaca Lourenço de Almeida Botelho, organizador da exposição Guzerá em São José do Rio Preto e jurado da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ). “A rusticidade e a facilidade de engorda também são pontos fortes.”

Angus

Os animais da raça Angus participam da final do ranking paulista da espécie. Cerca de 120 animais e 20 criadores são esperados no evento. O presidente do Núcleo Paulista dos Criadores de Angus, Renato Ramires Júnior, da agropecuária 3E, afirma que houve forte valorização da raça. “Os frigoríficos estão pagando de 7% a 10% mais para os animais que têm meio sangue de Angus, o que fez a procura pela espécie aumentar muito”, diz Ramires Júnior.

Os animais são excelentes para o corte e a mistura com zebuínos resulta em uma carne ainda mais saborosa de padrão internacional. “O Brasil é o maior exportador mundial dessa carne. A qualidade do produto é incontestável”, afirma o presidente. O julgamento da raça Angus vale pontos para o Ranking Nacional da Associação Brasileira de Angus (ABA) e para o Ranking Paulista.

Senopol

Pela primeira vez a Expo Rio Preto recebe os animais da raça Senopol. De acordo com o diretor financeiro da Associação Brasileira de Criadores de Gado (ABCG) Senopol, Gustavo Vieira, cerca de 20 animais estarão expostos em Rio Preto.

A raça começou a ser criada no Brasil em meados de 2006 e hoje o rebanho conta com cerca de 10 mil animais e mais de 500 criadores. Vieira conta que a raça teve grande aceitação nos países de clima tropical. “Essa é a raça que mais cresce no país, pois apresenta grande capacidade de adaptação ao clima, baixo custo de produção e alto rendimento”, explica o diretor.

Nelore Mocho

A Expo Rio Preto encerra o Ranking Nacional da raça Nelore Mocho. Cerca de cem animais das principais fazendas do país estarão na fase decisiva do Ranking. Entre os animais em julgamento está o campeão júnior da etapa de Brasília do Ranking Nacional, Ka do Pingado. “Esse animal foi o grande destaque da última etapa em Rio Preto, o campeão da Feicorte este ano e já figura no segundo lugar no ranking nacional da raça. Com quase três de idade ele pesa 750 quilos. Esperamos que este animal alcance mais uma grande pontuação em Rio Preto”, afirma Luiz Antonio Xavier Porto, dono do bezerro campeão.

No ano passado, durante a Expo Rio Preto, nasceu o bezerro Tiggo do Pingado, que agora está com 11 meses e já aparece em 9º lugar no ranking nacional da raça. O Nelore Mocho tem a genética praticamente idêntica ao Nelore padrão, porém não tem chifres e é muito mais dócil, o que faz com que o animal engorde mais rápido.

Gado Leiteiro

O gado leiteiro de elite é presença confirmada na Expo Rio Preto 2011. São esperados cerca de 300 animais das raças Girolando, Gir Leiteiro e Sindi. Cerca de 30 expositores de vários Estados participam do evento. A vaca Argentina, do produtor Sebastião Edésio, será um dos destaques da Expo Rio Preto. O animal foi o campeão da 58ª Exposição Agropecuária de Juiz de Fora (MG) e produziu quase 182 quilos de leite.

De acordo com o coordenador dos julgamentos do gado leiteiro na Expo Rio Preto, Davi Roberto Oliveira, da Boi Assessoria, os animais que participam da feira agropecuária de Rio Preto foram muito bem selecionados.

Brahman

Durante a 50ª Expo Rio Preto estarão expostos mais de 300 animais da raça Brahman. Os julgamentos da raça serão realizados nos dias 13 e 16 de outubro. A entrada dos animais no Recinto está programada para os dias 8 e 10 e a pesagem no dia 12 de outubro. A raça Brahman é relativamente recente no País, mas vem atraindo novos pecuaristas devido às suas qualidades frente a outras raças.

“O Brahman tem um potencial de engorda muito grande, o que reduz o tempo do animal no pasto, aumentando assim a lucratividade do produtor”, explica César Garetti, um dos principais criadores da raça.

Tabapuã

Cerca de 120 animais da raça Tabapuã participam Expo Rio Preto. Os animais entram no recinto entre os dias 9 e 10 de outubro. No dia 13 do mesmo mês passam pela pesagem e nos dias 15 e 16 acontece o julgamento da raça, que vale pontos para o Ranking Nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT). Guilherme Tricca, organizador da exposição da raça Tabapuã e gerente da Fazenda Matão, está bastante confiante no evento deste ano.

Ovinos

Neste ano a exposição agropecuária de Rio Preto recebe mais de dez expositores de ovinos, que trarão cerca de 80 animais das raças Dorper, Suffolk, Santa Inês e Texel. Rio Preto tem o maior rebanho de ovinos do Estado de São Paulo. A cultura cresce a cada ano pela alta lucratividade e pelas inúmeras vantagens de logística que oferece.

Segundo Jonas Alves Sanchez, um dos integrantes da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos), a carne de cordeiro é muito saborosa e nutritiva. Outra vantagem citada por Sanchez é os ovinos não precisam de grandes áreas para manejo.

Equinos

Duas raças de equinos terão participação especial na 49ª edição da Expo Rio Preto. Quarto de Milha e Mangalarga desfilarão graça e elegância em provas que desafiam a habilidade em tarefas cotidianas. Cerca de 200 animais estarão expostos no Recinto Alberto Bertelli Lucatto.



Fonte: Rede Bom Dia

Voltar