27/3/2006
Espera do biodiesel faz crescer produção de girassol


O aumento, segundo o pesquisador César de Castro, da Embrapa Soja, é decorrente da expectativa de crescimento da demanda pelo biodiesel. Até 2008, o diesel vendido no Brasil deverá ter em sua composição 2% de biodiesel, o que vai aumentar a procura pelo produto. “Do girassol se extrai cerca de 45% de óleo de cada planta, que é utilizado na produção do biodiesel”, diz o pesquisador.

Um dos fatores que contribuem para a popularização do cultivo da oleaginosa é a fácil adaptação às condições climáticas de várias regiões. “O mais importante é respeitar a época mais adequada para o plantio”, contou Castro.

Oportunidade Maria Regina Ungaro, pesquisadora do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), disse que o girassol é uma das melhores alternativas de cultivo na região sudeste para os produtores interessados em se adequar ao mercado de biodiesel.

Segundo Maria Regina, a planta só não se adapta bem em solos com baixa acidez. Também interfere na produtividade o plantio em época errada, quando há chuva ou frio excessivos. A área indicada para cultivo do girassol, é de 50 hectares.

César de Castro, da Embrapa, disse que uma tonelada de grão de girassol produz cerca de 450 quilos de óleo de girassol.

Segundo ele, o preço médio aproximado de sementes de girassol a serem plantadas em um hectare é R$ 90 e a saca de 60 quilos de girassol chega a ser vendida no atacado por US$ 12. (fonte: Bom Dia Sorocaba)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar