16/8/2011
ExpoGenética: ABCZ promove escolha de touros jovens através de programa nacional


Laura Pimenta

Serão conhecidas na tarde desta terça-feira (16/08), novas opções de touros jovens de quatro raças zebuínas, com idade entre 18 e 30 meses, que irão colaborar com a evolução genética do rebanho nacional. A escolha dos reprodutores será feita a partir das 13h30 de hoje, nos currais do Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, onde acontece a ExpoGenética 2011.

A seleção faz parte do PNATJ (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), promovido pela ABCZ, em parceria com as associações promocionais das raças zebuínas e empresas do setor de genética animal. Em sua segunda edição, o programa reúne no parque Fernando Costa, setenta e dois exemplares das raças nelore, brahman, guzerá e tabapuã de diversos criatórios brasileiros.


Todos os animais pré-selecionados pelo programa são participantes do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Os animais pré-selecionados da raça nelore possuem IQG (Índice de Qualificação Genética) até 1% POP, enquanto para as raças guzerá, tabapuã e brahman o índice é de 2% POP. Antes de chegar à ExpoGenética, os animais tiveram que passar por avaliação fenotífipica, feita por técnicos da ABCZ nas fazendas de origem.

Na tarde de hoje, os touros jovens pré-selecionados serão avaliados por três grupos: o primeiro, formado por técnicos da ABCZ; o segundo grupo, formado por técnicos das Centrais de Inseminação Artificial e o terceiro grupo formado por criadores participantes do PMGZ que estiverem presentes.


Em cada uma das raças, os animais que forem escolhidos por unanimidade pelos três grupos serão levados às centrais participantes do programa para coleta e, posterior, distribuição de sêmen. O sêmen dos animais escolhidos será distribuído gratuitamente para rebanhos colaboradores do PMGZ.


O sêmen recebido deverá ser utilizado em dois anos e somente em matrizes das categorias Puros de Origem - PO ou Livro Aberto - LA. Compete aos rebanhos colaboradores o compromisso de participar de inscrever os produtos filhos dos touros no CDP - Controle do Desenvolvimento Ponderal, registrar as medidas de perímetro escrotal - PE, e outras ações determinadas pelo programa até a idade de 21 meses.


A novidade desta 2º Bateria do PNATJ foi a não vinculação dos animais pré-selecionados ao CEP (Certificado Especial de Produção), uma vez que a lista de animais aptos a participar do programa foi disponibilizada em novembro de 2010, para que os criadores pudessem se preparar com antecedência, enquanto a listagem do CEP foi divulgada apenas em maio de 2011.


Objetivo
Através do PNATJ, a ABCZ e seus parceiros se dispõem a fomentar o uso de reprodutores jovens, identificando nas populações zebuínas sob seleção no PMGZ, tourinhos promissores e jovens cujas avaliações genéticas sejam positivas; além de criar um mecanismo que possibilite a avaliação genética desses tourinhos incluindo o desempenho de suas progênies de forma sistemática e rápida, aumentando significativamente a confiabilidade de seus valores genéticos e disponibilizando um sistema de livre acesso a todos os criadores que participam do PMGZ e que tenham interesse em disponibilizar a genética de sua seleção através da inseminação artificial.


O PNATJ será realizado anualmente pela ABCZ, através de seu Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos e contará com a participação dos seguintes parceiros: ABS Pecplan, Alta Genetics do Brasil, CRV Lagoa, Central Bela Vista, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSINDI), Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Associação Brasileira dos Criadores de Gir (ASSOGIR), Associação Nacional dos Criadores de Indubrasil (ANCI), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT).



Fonte: Portal ABCZ

Voltar