12/8/2011
ExpoBauru tem Clone na pista

Desde o dia 04 de agosto a cidade de Bauru, a 335 quilômetros da São Paulo, recebe uma das maiores feiras agropecuárias do centro-oeste paulista. Além de shows com artistas nacionais e rodeios, a exposição tem também a participação de duas raças zebuínas: Nelore e Guzerá.

A pista do Recinto Mello de Moraes conta com 102 animais Guzerá (67 fêmeas e 35 machos), de 16 expositores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pará. Já a raça Nelore tem a participação de 544 animais (349 fêmeas e 195 machos). Entre os 68 expositores a opinião é que a ExpoBauru é uma das pistas mais importantes do Estado. Segundo a APCN (Associação Paulista de Criadores de Nelore) – responsável pela organização do julgamento, essa é a segunda maior exposição da raça em São Paulo e perde apenas para a pista de Avaré.

Um dos destaques desta edição foi o julgamento do clone Varusa da BAL TN5, do Grupo Golim. De acordo com informações, esse foi o primeiro clone Nelore julgado no Brasil. Há cerca de um ano a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) autorizou o registro de exemplares clonados para participar de exposições agropecuárias. A bezerra de 10 meses ficou em oitavo lugar na categoria, mas nada que ofusque o potencial dela, afinal disputou com outras 24 fêmeas. A vaca que deu origem ao clone – Varusa da Baluarte, é mãe da campeã nacional Alika TE da Baluarte.

Hoje (12), estão sendo julgados os machos na categoria bezerro. A expectativa é que amanhã (sexta-feira, 13) seja encerrado o julgamento.

Por Eufrides Junior

Fonte: Portal Canal Rural

Voltar