4/8/2011
Adapec capacita produtores rurais para vacinação contra a brucelose

A Adapec Agência de Defesa Agropecuária realizou, nos dias 26 e 27 de julho, no auditório do Órgão, o curso de capacitação Aplicação de vacina contra a Brucelose
A iniciativa, uma parceria entre Adapec e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, foi voltada a produtores rurais.

No primeiro dia, os participantes tiveram aula teórica, iniciando o curso conhencendo a legislação por trás da obrigatoriedade da vacinação, por meio das Instruções Normativas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, instituídas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Logo após, conheceram as formas de transmisssão, que pode ser passada de animal para animal, assim como do animal ao homem, e seus sintomas.

Ainda na ocasião, os produtores rurais foram instruídos quanto ao controle da doença, a importância da fiscalização de trânsito de animais e a realização de exames laboratoriais nesse processo, como adquirir a vacina, cuja comercialização só poderá ser feita mediante a apresentação de receituário emitido por um médico veterinário cadastrado pela Adapec, o acondicionamento da mesma, exigência da nota fiscal no ato da compra, os cuidados na realização da vacinação, por se tratar de uma vacina viva atenuada, emissão do atestado de vacinação e, por fim, a apresentação do mesmo à Adapec.

Já no segundo dia de curso, os produtores puderam colocar em prática o que viram em sala de aula, passo a passo, orientados pela médica veterinária da Adapec, Ana Lúcia Rodrigues.

"A partir do momento em que o gado é vacinado, impedimos que a doença chegue a cadeia produtiva, por isso considero o curso uma questão de saúde pública, além de fortalecer a economia do Estado garantindo produtos de qualidade à população", reforça Ana Lúcia.

Após a capacitação, estes produtores rurais estarão habilitados a auxiliar o trabalho do médico veterinário no processo de vacinação.

PNCEBT

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001, pelo Serviço de Defesa Animal (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem por objetivo diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. O Programa instituiu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina em todo o território nacional, além de definir estratégias de certificação de propriedades livres ou monitoradas.

É de fundamental importância que o produtor rural busque orientação de profissionais habilitados ou cadastrados pela Agência de Defesa ou Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, uma vez que as vacinas "B19" e "RB51", utilizadas para a prevenção da brucelose, são nocivas ao homem.



Fonte: Portal Boi Pesado

Voltar