11/7/2011
MT vacinou 99,60% do rebanho com até 2 anos contra a febre aftosa

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), divulgou na manhã desta sexta-feira (08.07) os números da Etapa de Maio de 2011 da Campanha de Vacinação de Combate a Febre Aftosa, realizada entre os dias 1º a 31 de maio em todos os municípios mato-grossenses. No total, 99,60% dos bovinos e bubalinos com idade entre Zero e 24 meses foram vacinados. Durante esta etapa, o total de animais vacinados foram 12.409.006, sendo que o rebanho total do Estado é de 28.695.273, o maior do País.

De acordo com o presidente do Indea, Valney Souza Corrêa, o resultado não poderia ter sido melhor. Aproximadamente 100% dos animais foram vacinados, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação da doença. No total, o número de propriedades no Estado com animais com idade entre 0 e 12 meses são 98.502, sendo que a região do Araguaia, com 18 municípios, teve o maior número de animais vacinados: 1.837.081, o que corresponde a 99,68%. Conforme o presidente do Indea, ao conquistar um resultado positivo de vacinação do rebanho com até dois anos de idade, Mato Grosso cumpre o papel de se manter há mais de 15 anos sem nenhum registro da doença.

A campanha de vacinação contra Febre Aftosa é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT), e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa).

Mato Grosso é reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A próxima etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está prevista para começar em 1º de novembro, que deverá abranger todo o rebanho do Estado, de “mamando a caducando”.



Fonte: Portal BeefWorld

Voltar