5/7/2011
Embarques de animais: Mudança em cadeia

Segundo a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), os problemas mais comuns começam no embarque dos animais, na granja ou fazenda, e se estendem até os frigoríficos.

Bovinocultura

Os bovinos estariam sujeitos a mais agressividades. Os trabalhadores de fazendas pecuárias não podem arrastar animais incapacitados, fechar porteiras batendo no rebanho, precisam oferecer água limpa e fresca durante o transporte, garantir espaço para descanso, descartar o uso de objetos que possam ferir os novilhos e novilhas em áreas sensíveis, como olhos, orelhas e focinho.

Suinocultura

A etapa crítica para os suínos é o embarque, que deve ser conduzido por pessoas que conheçam o comportamento dos animais. Eles devem ser manejados em pequenos grupos, sem ferramentas que causam dor, como bastões elétricos. Recomenda-se o uso de chocalhos, prancha e ar comprimido. No caminhão, jamais podem ficar aglomerados uns sobre os outros.

Avicultura

Uma das mais comuns e graves falhas ocorridas no processo de abate de aves está no armazenamento e transporte incorreto dos animais. A apanha deve ser sempre realizada pelo dorso e não pelo pescoço. Além disso, as caixas onde as aves serão transportadas até a granja jamais podem estar quebradas, pois machucam e estressam o animal.



Fonte: Portal Site da Carne

Voltar