4/7/2011
PAT nasce para agregar criadores e alavancar produção de carne bovina

Um Seminário Técnico que contou com a presença de aproximadamente 40 criadores marcou na noite desta quinta-feira (30) o Lançamento Oficial do PAT - Programa de Avaliação Total. O evento aconteceu na Famasul, Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul.


"É um projeto embrionário. A associação está aberta a sugestões dos criadores para que possamos fortalecer essa ideia e desenvolver algo que o mercado necessita. Queremos aliar os números das avaliações sem nos esquecer do racial, da beleza do Nelore. O objetivo é reunir informações para efetivamente realizar o melhoramento genético e aumentar a produtividade na fazenda". Desta forma, Guilherme Bumlai, presidente da Nelore MS - Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, resumiu o programa que será realizado pela entidade em parceria com a Pfizer Genética Animal, a central Alta Genetics e o CTAG - Centro Técnico de Avaliação Genética.


Adriano Rúbio, diretor da Nelore MS e coordenador do programa, fez coro às palavras do presidente. "Muito mais que um programa, o PAT é um movimento em prol do Mato Grosso do Sul e da pecuária nacional. O Nelore é uma máquina de produzir carne. Estimativas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) apontam que nos próximos 20 anos o Brasil terá que dobrar a produção de proteína vermelha para atender à demanda mundial e o melhoramento genético é o caminho". Rúbio reforçou ainda que "as Dep's (Diferenças Esperadas na Progênie) são importantes no processo de seleção, mas há necessidade também das avaliações visuais".


O médico veterinário Pablo Paiva, Gerente de Vendas e Marketing da Linha de Genética da Unidade de Negócios Bovinos da Pfizer Saúde Animal, concorda que novas tecnologias vieram para complementar, e não excluir as ferramentas utilizadas anteriormente. "Os marcadores moleculares dependem das avaliações fenotípicas de cada animal. Insistimos que o papel deles não é substituir a avaliação genética tradicional". Segundo ele, o Sumário de Touros que será lançado pela ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) em agosto durante a Expogenética, em Uberaba-MG, colocará o Nelore em um patamar maior, já que trará de forma inédita na raça a Dep Genômica, além das outras que já constavam nas edições anteriores. "São passos importantes para a eficiência dos trabalhos de melhoramento genético do rebanho nacional e que agregam ainda mais valor a programas de avaliação como o PAT".


Compromisso socioambiental
Na última palestra do encontro, o Prf. Raysildo Lôbo, presidente da ANCP, destacou o compromisso socioambiental dos estudos atuais na área. "No último Sumário que lançamos, foi mostrado que através da avaliação e seleção genética de touros podemos contribuir com a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera. Portanto, podemos identificar com o mapeamento genético características que tornam o Nelore sustentável". Ao final, o PHD em Melhoramento Genético Animal pela Universidade de Georgia/EUA deixou uma mensagem. "Não basta apenas colher números e vender os resultados no mercado. Tem que se pensar no bem comum, no consumidor, na população. Os criadores devem enviar os dados para os Programas de Melhoramento Genético dos quais participam para que possamos gerar de forma eficiente as Dep`s".


O Programa
O PAT visa identificar anualmente os reprodutores da raça Nelore do Mato Grosso do Sul que sejam portadores da melhor carga genética para as características que influenciam a eficiência econômica da raça, para sua difusão por meio da inseminação artificial, além de colaborar como ferramenta de controle e gestão genética dos rebanhos das propriedades participantes.


O programa se desenvolve em várias fases, sendo a primeira a avaliação genética dos rebanhos participantes, no sentido de identificar os indivíduos com desempenho superior nas características de maior interesse econômico. O resultado é uma bateria de touros de alto potencial genético, que participa da próxima fase: uma Prova de Controle Individual, na qual por um período de 84 dias os reprodutores serão tratados em regime de confinamento, para que sejam feitos todos os outros controles, medidas e análises necessárias ao bom andamento técnico das avaliações individuais. De 04 a 06 de agosto será a entrada na prova, no Confinamento Malibu, em Campo Grande-MS. No dia 02 de novembro acontece a fase final: o julgamento.


Como benefício imediato, o criador associado do PAT receberá uma Avaliação Genética Sintética de seu rebanho, uma identificação genética dos melhores touros da geração e um apoio permanente da equipe do programa. Para participar, os animais devem apresentar nascimento entre 1º de novembro de 2009 e 28 fevereiro de 2010.


O investimento é de R$ 750, dividido em 3 parcelas de R$ 250. Os pecuaristas interessados devem entrar em contato com a associação através dos telefones (67) 3342-1746 / 3342-4222 ou pelo email nelorems@nelorems.org.



Fonte: Portal Site da Carne

Voltar