29/6/2011
Nelore MS lança Programa de Avaliação Total oficialmente nesta quinta

A Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, lança oficialmente nesta quinta-feira (30), a partir das 18h, o PAT - Programa de Avaliação Total, através de um Seminário Técnico realizado na Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul.

O evento contará com a participação de especialistas renomados do setor pecuário, sobre temas atuais como marcadores moleculares e melhoramento genético. Estarão presentes também membros da associação, representantes das empresas envolvidas na iniciativa, profissionais do setor e da Imprensa.

Cronograma

18h às 18h30 - Recepção e cadastramento

18h30 às 18h40 - Abertura: A Nelore MS e o PAT

Guilherme Bumlai - presidente da Nelore MS, empresário e pecuarista.

18h40 às 19h00 - Painel: Nelore de resultados

Adriano Rubio - zootecnista (UNESP), especialista em Melhoramento Genético Animal pela Universidade de Limoges-França.

19h00 às 19h20 - Painel: Marcadores Moleculares

Pablo Paiva - médico veterinário, gerente da Pfizer Genética Animal.

19h20 às 20h - Palestra: Melhoramento Genético

Prof. Raysildo Barbosa Lôbo - presidente da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), PHD em Melhoramento Genético Animal pela Universidade de Geórgia-EUA.

20h - Assinatura de Convênios e Confraternização

PAT - Programa de Avaliação Total

O PAT é um projeto inovador na pecuária seletiva, fruto da parceria entre Nelore MS, Pfizer - Saúde Animal, CTAG - Centro Técnico de Avaliação Genética, e Central Alta Genetics. O programa visa identificar anualmente os reprodutores da raça Nelore do Mato Grosso do Sul que sejam portadores da melhor carga genética para as características que influenciam a eficiência econômica da raça, para sua difusão por meio da inseminação artificial, além de colaborar como ferramenta de controle e gestão genética dos rebanhos das propriedades participantes.

O programa se desenvolve em várias fases, sendo a primeira a avaliação genética dos rebanhos participantes, no sentido de identificar os indivíduos com desempenho superior nas características de maior interesse econômico. O resultado é uma bateria de touros de alto potencial genético, que participa da próxima fase: uma Prova de Controle Individual, na qual por um período de 84 dias os reprodutores serão tratados em regime de confinamento, para que sejam feitos todos os outros controles, medidas e análises necessárias ao bom andamento técnico das avaliações individuais. De 04 a 06 de agosto será a entrada na prova, no Confinamento Malibu, em Campo Grande-MS. No dia 02 de novembro acontece a fase final: o julgamento.

Como benefício imediato, o criador associado do PAT receberá uma Avaliação Genética Sintética de seu rebanho, uma identificação genética dos melhores touros da geração e um apoio permanente da equipe do programa. Para participar, os animais devem apresentar nascimento entre 1º de novembro de 2009 e 28 fevereiro de 2010.

O investimento é de R$ 750, dividido em 3 parcelas de R$ 250. Os pecuaristas interessados devem entrar em contato com a associação através dos telefones (67) 3342-1746 / 3342-4222 ou pelo email nelorems@nelorems.org.



Fonte: Portal Site da Carne

Voltar