2/5/2011
Preços de carne processada no Brasil apresentam queda no primeiro bimestre de 2011

Diferente da carne dos EUA, as carnes brasileiras apresentam um declínio significativo no preço no primeiro bimestre de 2011. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os preços da carne processada brasileira caiu em 14 das 17 capitais pesquisadas.

A maior queda de preços foi registrada em Natal, 6,91%, seguido pelos 5,32% no Rio de Janeiro, 4,31% em Fortaleza e São Paulo declínio de 3,49%. Os preços da carne em Aracaju, Porto Alegre e Curitiba tiveram um acréscimo médio de 3,12%.

O corte de alcatra foi o que apresentou maior queda, 10% em relação aos preços registrados no final de 2010. Apesar de alguns cortes apresentarem quedas em seus preços, alguns apresentam pequenos aumentos, este é o caso da costela e a rabada.

Enquanto a indústria de carne processada dos EUA está vendo os preços subirem em função dos altos custos de produção e a oferta apertada, a carne brasileira apresenta maior oferta este ano. A criação de gado brasileira está mais saudável, pois as pastagens brasileiras se recuperaram.

Fonte: Portal BeefWorld

Voltar