22/3/2006
Feinco atrai público superior a 20 mil pessoas


A Feinco 2006 ocupou área de 22 mil m2, o dobro do espaço utilizado no ano passado, e valorizou o crescimento acelerado da caprino-ovinocultura no Brasil nos últimos anos, oferecendo ferramentas tecnológicas em genética, sanidade, nutrição, manejo, maquinário e implementos. “A Feinco acompanha o intenso desenvolvimento da atividade no País, que hoje é uma aposta para o agronegócio nacional”, afirma Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, empresa promotora do evento. Segundo estatísticas, o rebanho paulista de caprinos e ovinos passou de 64,9 mil e 257,4 mil cabeças, respectivamente, em 1996, para 82,1 mil cabeças de caprinos (aumento de 26,5%) e 324,7 mil cabeças de ovinos (aumento de 26,1%) em 2005. Hoje, o rebanho brasileiro é de 16 milhões de ovinos e 10,3 milhões de caprinos. Além disso, São Paulo, o maior mercado consumidor de carne de ovinos e caprinos, tem déficit de 3 lhões de matrizes.

Nesta terceira edição da Feinco participaram 2 mil animais das raças ovinas: Santa Inês, Dorper, White Dorper, Ile de France, Suffolk, Hampshire Down, Texel, Poll Dorset, Merino Australiano e Crioula; e 1 mil animais das raças caprinas: Alpina, Anglo Nubiana, Bôer, Saanen e Toggenburg. A novidade nos julgamentos foram os juízes internacionais convidados pelo Agrocentro: Nico Botha, da África do Sul, que julgou os animais Dorper e Bôer, e Daniel Considine, dos Estados Unidos, que julgou os caprinos leiteiros.

Um dos pontos fortes do evento foi a sanidade dos animais. Os rígidos critérios adotados tanto pela organização quanto pela Associação Paulista dos Criadores de Caprinos (Capripaulo) e a Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (Aspaco) permitiram a comercialização de animais de alta qualidade. De acordo com Arnaldo dos Santos, presidente Aspaco, entre os ovinos, o índice de reprovação sanitária foi de apenas 2%.

“A alta qualidade dos animais permitiu aumento no faturamento dos leilões e valorização dos lotes vendidos nas próprias baias. Além disso, atraiu público extremamente qualificado e realmente interessado. A Feinco reuniu empresas e criadores que investem ou pretendem investir profissionalmente na caprino-ovinocultura, atraídos pelo clima otimista e promissor que gira em torno do setor. Muitos foram ao evento pesquisar a maneira mais viável para integrar a cadeia produtiva. Os investimentos foram altos e tendem a aumentar”, ressalta Arnaldo dos Santos.

A Feinco contou, pela primeira vez, com a exposição da cadeia produtiva - promovida pelo Sebrae -, Encontro Internacional de Criadores, Simpósio Nacional da Raça Saanen e Congresso Internacional Feinco, com cursos, palestras e workshops. Além disso, a organização promoveu o 1º Organic Show e a Cozinha Interativa, espaço gastronômico gratuito para promover e divulgar as qualidades dos produtos e subprodutos da caprino-ovinocultura. A Cozinha Interativa reuniu renomados chefs de cozinha e ofereceu aulas de gastronomia com pratos à base de carne, leite, queijos, iogurtes e outros derivados de ovinos e caprinos.

“A Feira Internacional de Caprinos e Ovinos de 2006 atingiu todos seus objetivos e atraiu número expressivo de pecuaristas, criadores e investidores ao Centro de Exposições Imigrantes. Com certeza, em 2007, ela crescerá ainda mais tanto em número de participantes quanto de baias e estandes”, completa Décio Ribeiro, diretor do Agrocentro.

Feinco 2007 - Programada para 13 a 17 de março de 2007, a próxima edição da Feinco terá novidade. Além de ganhar mais um dia para a realização de negócios, passando de quatro para cinco dias de feira, o destaque será a Alameda dos Criadores. “Será um corredor destinado somente às fazendas. Todos os estandes terão baias. O interessante é que já vendemos todo esse espaço apenas entre os participantes da feira deste ano. Aliás, 90% das empresas e criadores que estavam na Feinco 2006 já estão confirmados para a próxima edição”, ressalta o diretor do Agrocentro.

Uma dessas empresas é a Cesage Genética, presente em duas edições da feira e já com espaço garantindo em 2007. “Ficamos absolutamente satisfeitos com os resultados obtidos no evento. Realmente nos surpreendeu positivamente. Concretizamos negócios e vendemos animais a preços excelentes. Isso não seria possível se não estivéssemos na Feinco. O evento reúne público qualificado e com bom poder aquisitivo, capaz de investir altos valores. Para se ter idéia, fechamos durante a Feinco um negócio que nos renderá trabalho por dez anos”, afirma a diretora-presidente da Cesage, Júlia Streski F. Cunha.

Em sua primeira edição, em 2004, a Feinco reuniu 30 expositores, 53 criadores, 600 animais e público de 10 mil visitantes; já em 2005, foram mais de 100 expositores, 120 criadores, 2 mil animais, 15 mil visitantes e faturamento de mais de R$ 1,4 milhão com o comércio de animais. (fonte: Texto Assessoria de Comunicações)


Fonte: Clube do Fazendeiro

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