19/4/2011
Nelore do Brasil: 57 anos ao lado da pecuária brasileira

O mês de abril é especial para a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Nesse ano a entidade, que ao longo do tempo tornou-se a referência máxima dos produtores da raça, completa 57 anos de uma rica história de promoção e desenvolvimento do Nelore e de toda a produção pecuária brasileira, promovendo a união dos criadores e a raça através da valorização de sua carne, do melhoramento genético e sempre posicionando-se como fundamental força política, sempre em defesa dos criadores.
Hoje a ACNB possui mais de 2.500 associados, número que cresce a cada dia, demonstrando o comprometimento da entidade com o fomento da raça. E são muitos os projetos e iniciativas criados pela associação nesse período, tais como a Rede Nacional Nelore, o Ranking Nacional Nelore, a Universidade do Boi e da Carne, os Leilões Oficiais Nelore, o Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, o Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) e eventos, como a Expoinel - Exposição Internacional do Nelore e a Nelore Fest.
A história da entidade teve início em 1954, com a união de importantes criadores da raça que visavam a concentração dos esforços em se difundir e aperfeiçoar a qualidade dos animais. Em sua primeira gestão, de Plínio Ferraz, a ACNB proporcionou a ida do zootecnista João Barisson Villares à Índia para o estudo de zebuínos in loco, trazendo preciosos conhecimentos ao Brasil. Passadas quase seis décadas, hoje é o Brasil que exporta toda a genética e a qualidade da carne que marca o Nelore por todo o mundo.
Desde então grandes nomes da agropecuária brasileira presidiram a entidade (confira a relação completa abaixo) e fizeram do Nelore a mais representativa raça do país, com mais de 150 milhões de cabeças, cerca de 80% de todo o rebanho nacional. E esse crescimento não se deu apenas em quantidade, como também em qualidade, quebrando cada vez mais recordes de exportações nos últimos anos. Marcas do empenho e da dedicação dos criadores que fizeram e fazem do Brasil a maior potência da pecuária mundial.



Fonte: Portal Boi Pesado

Voltar