7/4/2011
Expo Londrina começa hoje.

Começa nesta quinta-feira, 07, em Londrina, no Paraná, uma das principais feiras agropecuárias do estado.

A feira reúne animais para leilões e julgamentos de raças, seminários e oficinas técnicas voltadas para o pecuarista. Ao todo, devem passar pela exposição 12 mil animais entre bois, cabras, ovelhas, cavalos e suínos.

José Antonio Fontes, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Bovinos de Corte, explica que nesta época do ano o pecuarista está em busca principalmente de animais para recria, um animal já desmamado e que já ganhou um pouco de peso na fazenda. A ideia é comprar o animal para engordar um pouco mais e daí já vender em novembro/dezembro.

A oferta de animais para recria em nível nacional está escassa, pois a oferta é maior que a procura. Na exposição, a metade dos animais que serão ofertados nos leilões são para recria, mas é praticamente a mesma quantidade em relação ao ano passado. Como o mercado está aquecido, os preços subiram em comparação com a última exposição. No passado, o bezerro nelore foi vendido em média por R$ 700. Este ano, a média está em R$ 800.

A característica principal que o pecuarista está observando nos leilões para adquirir os animais para recria é o peso que ele apresentou no desmame e a carga genética. A maior procura está sendo pelos animais de cruzamento industrial se comparado com o nelore puro.

A feira vai até o dia 17 de abril.



Fonte: Portal Globo Rural

Voltar