22/3/2006
Rally da Safra chega a Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso

A Equipe Centro-Oeste do Rally da Safra, que avalia a produção de milho e soja no Mato Grosso desde sábado (18/03), chega ao município de Nova Mutum nesta quarta-feira, 23 de março. Até sábado os técnicos do Rally farão visitas a lavouras e se encontrarão com produtores da região próxima à BR 163, que liga Cuiabá ao Pará.

O Rally da Safra é uma expedição que passará pelos principais pólos produtores do País, num total de 25 mil quilômetros, até o dia 1º de abril. A Equipe Centro-Oeste saiu de Brasília dia 13, passou por sete municípios goianos e entrou no Mato Grosso. Do total de 11 municípios do estado que receberão a visita, a Equipe já passou por Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde e Diamantino.

Além das avaliações de campo, a Equipe realizará cafés da manhã e palestras noturnas com produtores em Nova Mutum (dia 23) e em Sorriso (dia 25). Confira os horários e endereços na tabela abaixo.

Depois de Sorriso, o Rally da Safra segue para Campo Novo do Pareceis (27), Sapezal (28 e 29) e Campos de Júlio (29). O encerramento será em Cuiabá, dia 30.

O Mato Grosso é o maior produtor de soja do País e o 5º na produção de milho. Esta importância justifica o período e o percurso da equipe em único Estado: serão 2,9 mil quilômetros em 13 dias.

Produção

Estimativas da Agroconsult apontam diminuição da produção de soja no Mato Grosso.

Dados divulgados pela Agroconsult antes do Rally da Safra projetavam queda de 10,8% na produção do grão no Estado, com redução de 17.660.060 toneladas (safra 2004/2005) para 15.745.800 toneladas (2005/2006). Também é prevista redução de 6,5% da área de cultivo, passando de 6.103.946 hectares para 5.705.000 hectares.

Resultados do Rally

De posse dos dados finais, os técnicos terão condições de apresentar um diagnóstico da safra brasileira de grãos, apontando as principais ocorrências relacionadas ao clima, à tecnologia empregada e às pragas e doenças que tenham afetado a produtividade das lavouras. Ainda no campo, serão levantadas as características locais do uso do plantio direto, o percentual do solo coberto com resíduos culturais e a identificação da cultura de cobertura usada na formação da palhada.

A Agroconsult é a empresa de consultoria em agronegócio que realiza o Rally da Safra. Todos os dados colhidos pelo Rally da Safra serão processados pela Agroconsult, apresentados em 11 de abril na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e entregues ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Rally da Safra 2006 conta com o patrocínio da Kepler Weber, Dow AgroSciences, Bunge, New Holland e Banco do Brasil e o apoio da Toyota do Brasil, BM&F, Fundação Agrisus e Embrapa/MAPA.

O trabalho das quatro equipes poderá ser acompanhado pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente.





Fonte: Olhar Direto

Voltar