22/2/2011
Pecuária bovina capixaba mostra força em evento em Minas Gerais.

O Espírito Santo será destaque no primeiro grande evento da agropecuária brasileira em 2011.

O 1º Simpósio Integração MG, ES e BA de Pecuária Bovina acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Parque de Exposições de Carlos Chagas, em Minas Gerais, e contará com uma série de conferências sobre assuntos como a produção e a demanda de alimentos no mundo, a contribuição sócio-econômica da pecuária bovina, a produção de carne e leite, a emissão de gases do efeito estufa, dentre outros temas.

A presença capixaba no evento se justifica. Para se ter uma ideia da importante participação do Estado no setor, vale lembrar que a região norte do Espírito Santo, que tem demonstrado um grande crescimento na cadeia pecuária, possui um rebanho que soma 1,4 milhão de cabeças de gado. Um número considerado expressivo, ainda mais ao se considerar que o número oficial da população bovina dessa macro-região (Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo) é de cerca de 7 milhões de bois.

Para o capixaba Nabih Amin El Aouar, presidente do evento e da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), o Simpósio ganhou força e apoio de sindicatos, associações, pecuaristas, empresários do setor e prefeituras das cidades envolvidas. “O evento tornou-se mais que uma programação científica rural e conquistou importância política. Algumas autoridades aderiram ao movimento e inclusive já foi feito um acordo com lideranças políticas e rurais para preparar um protocolo do evento, que será entregue aos governadores de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. O documento vai solicitar uma maior atenção e mais investimentos para esta macro-região, tanto no incentivo da criação de novas indústrias quanto de empresas ligadas ao setor rural”, aponta Nabih.

O evento é realizado pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas (SPRCC). Mais informações sobre inscrições ou programação podem ser obtidas através da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore através do telefone (27) 3421 9947 ou pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, pelo telefone (33) 3624 1242.





Fonte: Portal do Agronegócio

Voltar