14/2/2011
FAO enviará especialistas à Coreia do Norte por conta de surto de febre aftosa

Governo norte-coreano já confirmou que milhares de vacas e porcos já morreram devido à doença.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) enviará especialistas à Coreia do Norte para ajudar a conter o surto de febre aftosa, confirmado oficialmente pelo regime comunista nesta quinta-feira (10/02).

Segundo fontes da ONU, a FAO enviará na próxima semana entre três e cinco especialistas para determinar a ajuda necessária.

Segundo o governo da Coreia do Norte, um surto de febre aftosa começou no final de 2010 em Pyongyang, a capital do país, e já se espalhou por oito províncias. O regime comunista indicou que milhares de vacas e porcos já morreram devido à doença.

A Coreia do Norte criou um comitê nacional de emergência e impôs medidas de quarentena em todo o país para evitar a extensão da doença, que não afeta os humanos mas é altamente contagiosa entre algumas espécies de animais mamíferos.

Desde o fim de novembro, a Coreia do Sul também vem lutando contra uma epidemia de febre aftosa, que se estendeu rapidamente por todo o país e levou ao sacrifício de mais de três milhões de cabeças de gado, embora não tenha sido determinado se a doença passou do país para a Coreia do Norte.



Fonte: Portal Revista Globo Rural

Voltar