10/12/2010
Polo de Excelência em Genética Bovina realiza Missão à Colômbia


Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2010, o Polo de Excelência em Genética Bovina esteve na Colômbia, em missão internacional, para conhecer a demanda colombiana por material genético bovino brasileiro, avaliar o potencial para intercâmbio técnico-científico e as oportunidades de inserção de micro e pequenas empresas brasileiras naquele país.



A Colômbia possui um rebanho bovino de aproximadamente 27 milhões de cabeças e tem grande interesse em dialogar com o setor pecuário do Brasil, que é valorizado e respeitado pelos criadores colombianos, que buscam em nosso país principalmente material genético das raças Guzerá, Brahman e Gir leiteiro, sendo um dos países que mais importa genética zebuína do Brasil.



O grupo, composto por Dra Beatriz Cordenonsi Lopes, Dra Melissa Nunes Miziara, Priscila Almeida Lopes, do Polo de Genética, Carlos Henrique Cavalari Machado, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Fábio Melo Borges, das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), participou da 63ª Feria Nacional Cebú, o evento mais importante da pecuária zebuína colombiana.



A convite do Brazilian Cattle o Polo de Excelência em Genética Bovina participou do “Workshop Colômbia ABCZ-Brazilian Cattle”, no qual apresentou seus projetos, ações, missão, objetivos e seus parceiros, como forma de intermediar possíveis parcerias entre as instituições que o Polo representa e as empresas e instituições presentes na feira colombiana. Várias empresas brasileiras e colombianas, associadas ao Brazilian Cattle se apresentaram neste Workshop: ABCZ, FAZU, Woolfseeds, Germinpasto, Ouro Fino, Fazenda Monte Verde, CRV Lagoa, ABS Pecplan, Alta Genetics, Invitro, Cenatte embriões e Centro Internacional de Biotecnologia Reprodutiva (CIBRE).



A equipe do Polo de Genética visitou centrais de inseminação artificial, de fertilização “in vitro” e de doadoras, além de Universidades situadas em Bogotá e nos arredores da capital colombiana.



Na Universidad Nacional de Colombia, o Polo de Genética foi recebido pelo diretor e por professores e pesquisadores dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. A Professora Dra. Claudia Jimenez juntamente com o grupo apresentou as instalações e as linhas de pesquisas desenvolvidas na Universidade, que é a maior instituição de ensino superior do país, com cerca de 30 mil alunos de graduação. O grupo mostrou-se muito interessado em estabelecer parcerias com as Instituições de Ensino e Pesquisa do Polo de Genética, com interesse no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Produção, Reprodução e Saúde an imal e na identificação de marcadores moleculares para seleção genômica de rebanhos de corte.



Foram visitadas ainda as instalações do CIBRE – Centro Internacional de Biotecnologia Reprodutiva, que dá apoio aos cursos de Medina Veterinária e Zootecnia da Universidad San Martin. O centro destaca-se pela sustentabilidade na produção orgânica de pecuária de corte e leite. A fazenda produz animais mestiços Wagyu e Angus para a produção de carne, efetuando o ciclo completo que inclui o abate dos mesmos em abatedouro dentro da Instituição e a comercialização em pontos de venda do hipermercado Carrefour em Bogotá. A fazenda transforma todo o esterco produzido em húmus para utilização nas lavouras que dão aporte à pecuária e controla moscas e o mau cheiro da ati vidade com a pulverização de uma solução contendo bactérias degradadoras. O Assessor da Presidência da Fundação Universidade San Martin, o engenheiro José Joaquin Landazabal Suaza, manifestou grande interesse em efetivar parceria com o Polo de Genética, sobretudo em relação a qualificação de pessoas em cursos de pós-graduação. A equipe da universidade manifestou a intenção em programar uma missão para o Brasil para estreitar os laços com os parceiros do Polo.



Sobre as visitas às empresas de biotecnologia na Colômbia, a Dra. Beatriz relatou uma impressão bastante positiva da equipe do Polo em relação às parcerias existentes entre empresas colombianas e brasileiras, destacando-se a franquia nacional da Cenatte Embriões com a Central Embriogen S.A. De ac ordo com a Central, o profissionalismo da empresa franqueadora tem possibilitado grandes avanços na produção de embriões “in vitro” na Colômbia, preparando-a para o mercado internacional.



Foi destaque também a existência de outra parceria de sucesso entre empresas dos dois países: a da CGR Biotecnología Reproductiva com a Ouro Fino, empresa brasileira de medicamentos veterinários e a Vitrogen, laboratório de FIV com sede em Cravinhos, São Paulo.



A missão do Polo para o reconhecimento da demanda colombiana pelos produtos e serviços da cadeia do agronegócio da g enética brasileira possibilitou várias interações entre instituições de ensino e de pesquisa e empresas do setor privado, que mostraram-se extremamente interessados em efetuar parcerias com os agentes do Polo de Excelência em Genética Bovina, que agora irá traçar estratégias de aproximação entre as várias instituições para favorecer a difusão de conhecimento, tecnologias e produtos entre os dois países.



Fonte: Portal Cultivar

Voltar