30/9/2010
Dia de Campo “Perspectivas Para Melhoramento Genético” recebe 200 pessoas

O evento ocorreu dia 25 de setembro na Fazenda Bonsucesso, Guararapes/ SP e foi promovido pelos selecionadores Michel Caro e Flávio Aranha

(Matriz da Comunicação - SP) – A mesa redonda que debateu o tema Perspectivas Para Melhoramento Genético durou 4 horas e reuni técnicos, produtores, frigoríficos, representantes da BMF, veterinários, zootecnistas, imprensa e também diversos pecuaristas. O evento foi sediado na Fazenda Bonsucesso, em Guararapes, próximo a Araçatuba/ SP.

A mesa redonda foi composta por 17 profissionais, sendo eles alguns dos principais fomentadores do melhoramento genético, que atuam nas principais cadeias produtivas da carne bovina brasileira, com o objetivo de contribuir de forma enriquecedora com suas experiências, avanços e tecnologias utilizadas sendo eles Roberta Gestal (Melhora +), Fabiano Araujo (AVAL), José Fernando Garcia (Unesp Araçatuba), Marcelo Almeida (Paint CRV Lagoa), Leonardo Souza (Qualitas), Daniel Biluca (Conexão Delta G), Argeu Silveira (Genética Aditiva), Luciano Borges (Rancho da Matinha), Eduardo P. Cardoso (Nelore Lemgruber), Pablo Paiva (Pfizer), Thiago Carrara (Alta Genetics), Andre dos Reis (CAME), Fernando Saltão (JBS), Elio Micheloni (Icap Corretora) , Daniel de Paula (Canal do Boi), Flávio Aranha e Michel Caro (Nelore ZAN).

Os debates foram abertos abordando um breve histórico do melhoramento genético do Brasil, ressaltando a importância e influência exercida por Arnaldo Zancaner como berço do melhoramento genético da raça Nelore no Brasil, que introduziu na década de 60 avaliações com índices de produtividade como fertilidade e ganho de peso, sendo que na década de 80 seu trabalho começou ser avaliado na USP Ribeirão Preto, dando inicio ao PMGRN Nelore Brasil.

O segundo painel de debates abordou as conquistas e experiências com as técnicas de avaliação e seleção para os selecionadores. “Apenas será possível conquistar altos ganhos genéticos nas principais características produtivas desenvolvendo trabalhos com rigor e constância noas mensurações e descarte sistemático”, ressaltou Flávio Aranha, que compôs a mesa deste debate.

Em seguida, a mesa redonda abordou o tema Evolução e Inovação do Melhoramento Genético, o debate guiado por Michel Caro, que ressaltou a “grande preocupação com o custo futuro da produção de um reprotudor de ponta, utilizando as novas tecnologias frente à remuneração na hora de vender para o mercado” . Este debate foi seguido pela discussão do tema A Demanda do Mercado, abordando os entraves enfrentadas pelo mercado dos frigoríficos, confinamentos e consumidor final. “Com relação à questão da sustentabilidade, é necessário corrigir a falsa imagem da figura do pecuarista que é projetada na mídia e que, na verdade, trabalha na maioria das vezes de forma sustentável.

As Novas Tecnologias para Atender as Demandas do Melhoramento foi o quinto tema a ser debatido, e abordou a ultra-sonografia como a “formula 1” do melhoramento genético, marcadores moleculares e DEPs genômicas, reprodução empregando IA e IATF e avaliações visuais funcionais.

Finalizando os debates na mesa redonda, foi discutido a possibilidade de um criador melhorar um rebanho sem seguir nenhum programa de melhoramento genético do mercado, sendo concluído que o mais seguro para o pecuarista é adquirir touros e sêmens de rebanhos comprometidos com o melhoramento genético.

Após o almoço, os convidados puderam conhecer os animais Nelore ZAN, que se caracteriza por altos índices de habilidade materna, rapidez de desenvolvimento de carcaça e ganho de peso. “Conseguimos superar nossas expectativas, pois o público presente foi enriquecido com informações muito produtivas e obtivemos, posteriormente ao evento, um ótimo feedback do mercado que acompanhou a transmissão ao vivo pelo Canal do Boi. Ou seja, acreditamos que conseguimos contribuir com o mercado do Melhoramento Genético com informações ricas que alimentam de forma construtiva uma linha de pensamento sob os temas abordados”, finalizou Michel Caro.

Para obter mais informações, acesse o site www.fazendabonsucesso.com.br ou www.belaalvorada.com.br ou pelos telefones 18-3557 1257 / 18-36062416


Fonte: Matriz da Comunicação

Voltar