23/9/2010
Acordo entre Nelore do Brasil e Grupo Marfrig é lançado na abertura da Expoinel 2010

Hoje pela manhã foi aberta oficialmente a 39ª Exposição Internacional do Nelore -Expoinel 2010, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Uberaba, Paulo Miguel de Mesquita; do diretor geral do Instituto Mineiro Agropecuário, Altino Rodrigues Neto, representando o governador do Estado de Minas Gerais; do ex-ministro Marcus Pratini de Morais, presidente do Comitê de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade do Grupo JBS; do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Eduardo Biagi; entre outros empresários, criadores e autoridades municipais, estaduais e federais.

Felipe Picciani, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em seu pronunciamento destacou alguns pontos que considera importante para o avanço da pecuária brasileira, dos quais a visão abrangente do negócio e a perfeita sintonia e entendimento entre fornecedor de genética, criador, recriador e invernista. “Somente com conhecimento de causa, apoiados em parcerias bem estruturadas, é que conseguimos ser produtivos, eficientes, rentáveis e sustentáveis. Temos a obrigação profissional e comercial de compreender as peculiaridades da indústria e do mercado da carne - da genética ao varejo, e do varejo ao prato do consumidor”, enfatiza Picciani.

Uma das novidades lançadas durante a cerimônia foi o novo contrato firmado entre a Nelore do Brasil e o Grupo Marfrig para a operação do Programa de Qualidade Nelore Natural – PQNN, negociações que se iniciaram na gestão anterior da entidade, presidida por Vilemondes Garcia de Andrade Filho. A operação do PQNN vai abranger 10 plantas frigoríficas, em quatro estados do país (GO, RO, MTe MS). Para cada uma destas regiões, haverá um técnico da ACNB percorrendo as propriedades dos pecuaristas participantes do programa, prestando apoio gratuito aos produtores, a fim de orientá-los como acessar os benefícios financeiros oferecidos através desta parceria. A principal vantagem é que o produtor será remunerado com um bônus sobre o valor da arroba praticada no dia, de até 4% de sobrepreço. “Com isso estamos aproximando a ACNB do dia-a-dia do pecuarista de gado comercial e desta forma vamos procurar contribuir para o sucesso dos produtores”, afirma.

Este modelo comercial vai fomentar o uso de genética PO melhoradora, dar continuidade à consolidação da marca de carne Nelore Natural junto aos consumidores e, principalmente, levar vantagens e benefícios reais ao bolso do pecuarista.

Eduardo Biagi assinalou que quando assumiu recentemente a direção da ABCZ, o lema de sua gestão é fazer do zebu o equivalente à soma da qualidade com a tecnologia. Combinação fundamental para a meta de uma pecuária sustentável em termos econômicos, sociais e ambientais, que qualifica e valoriza ainda mais os produtos da carne bovina, atendendo as demandas dos consumidores nos mercados internos e externos.

“O Nelore, em particular, pela posição que ocupa na produção da nossa pecuária de corte e pelo fator de homogeneidade já conquistado em seus rebanhos, dará uma contribuição extraordinária para vencermos esse desafio”, enfatiza.

A feira acontece até o dia 26 de setembro e a programação conta com leilões e shoppings que oferecem produtos com a melhor genética da raça, julgamentos, cursos de culinária da Cozinha Nelore Natural, Projeto Nelore Solidário e Projeto Saúde Brasil – Carne.

O evento é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Revista Dinheiro Rural, Dow AgroSciences e Guabi Nutrição Animal. A Expoinel 2010 se configura como uma oportunidade ímpar para a interação de todos os agentes da cadeia produtiva da carne bovina, desde os representantes do mercado de genética até o consumidor final.




Fonte: Portal ACNB

Voltar