9/9/2010
Alta no preço da carne bovina preocupa brasileiros

O consumidor está pagando mais caro pela carne bovina. Supermercados e açougues já apresentam alta no produto de até 30%. Atualmente, a escala nos preços é reflexo da oferta pequena de animais para o abate, ocasionada pelo clima seco. O reajuste já atingiu tanto carnes de primeira, quanto de segunda.

Manoel Henrique Faria Ramos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes de São Paulo, em entrevista a Rádio Jovem Pan, confirma que a estiagem, ou a intersafra, diminui a abundância do alimento. Um outro dado que estimula o aumento do preço da carne é a recuperação do papel do mercado externo.

A participação da classe C e D, hoje com maior poder aquisitivo, se torna outra questão que interfere no aumento da carne. Com mais dinheiro no bolso, essas classes que antes não podiam gastar, agora efetuam suas compras naquilo que é considerado uma das coisas que mais agrada a população brasileira, a compra de carne bovina. Manoel Ramos ressalta que essa atividade não satisfaz somente aos brasileiros, mas também aos chineses, que viram sua economia se estabilizar recentemente.

A série de promoções de carne bovina em grandes supermercados e açougues do país também é explicada pelo presidente do sindicato. Manoel diz que “a enorme demanda de exportação da carne para Europa e outros centros do mundo, faz com as exigências de cortes sejam diferentes, ou seja, novas partes do boi são pedidas. Aquelas que não são comercializas com os outros países acabam servindo para o paladar dos brasileiros e se tornam grandes lances e chamariz para a população nos grandes mercados”.


Fonte: Jornal Ipanema online - Sorocaba/ SP

Voltar