9/8/2010
Começou a vacinação contra a febre aftosa no Tocantins

Começou a vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, no Tocantins. A Adapec, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, aproveita o período de seca para imunizar o rebanho.

Para entrar com os carros é preciso passar dentro d’água. Tudo para imunizar contra a febre aftosa aproximadamente 20 mil cabeças de gado que continuam dentro da Ilha do Bananal. Três equipes estão visitando todas as aldeias e retiros para vacinar os animais.

“Para garantir a imunidade do rebanho e deixar nosso Estado livre de aftosa com vacinação”, disse Ruan Luiz Dais Loichte, veterinário da Adapec.

A imunização na ilha acontece de uma forma um pouco diferente da realizada no resto do Estado, onde os animais são vacinados em maio e novamente em novembro, mas apenas para aqueles com menos de 24 meses de idade. Na ilha, com a estiagem, a vacinação é feita toda de uma vez por causa da dificuldade de acesso em outras épocas do ano.

Para a Adapec, a distância e a dificuldade de acesso não são os únicos problemas para conseguir vacinar o gado. Esse ano, o fogo também tem gerado preocupações.

“A gente tem que ficar sempre em alerta com a população indígena da ilha sobre o fogo. A gente também está tendo queimada”, lembrou Fabrício Frota, gerente do Programa de Erradicação da Aftosa.

Cerca de seis mil cabeças de gado são dos próprios índios. Já as outras 15 mil pertencem a fazendeiros que arrendam terras das comunidades indígenas. Em Sandolândia, o trabalho fica sob a supervisão da Associação Indígena Barreira Branca. Quatro aldeias fazem parte do contrato e a vacinação de todo rebanho é acompanhada por representantes da associação.

As doses que estão sendo aplicadas no gado dos índios foram fornecidas pelo governo do Estado. Já os fazendeiros precisaram adquirir as vacinas para imunizar o rebanho.

“Todo mundo tem que vacinar. Se um vacinar e outro não vacinar pode ter problemas e vai atingir nós todos”, concluiu o criador Atalício Gonçalves.

A vacinação na Ilha do Bananal vai até o fim do mês.


Fonte: Programa Globo Rural

Voltar