3/5/2010
Assocon anuncia Plataforma de Negociação de Boi Gordo pela Internet


Projeto conta com a parceria da empresa 3T Media Solutions, do grupo TV TEM, e oferta inicial pode chegar a 500 mil cabeças.

A Associação Nacional dos Confinadores Assocon, entidade criada há cinco anos e que atualmente representa um grupo de 50 associados em oito estados brasileiros, acaba de firmar parceria inédita para a criação da “Plataforma de Negociação de Boi Gordo Assocon”.

Desenvolvido pela empresa de tecnologia da informação 3T Media Solutions, que pertence ao grupo TV TEM, o ‘Portal Lance Campo News’ nasce com uma proposta comercial inovadora e alternativa à modernização do atual ambiente de negócios da pecuária de corte no Brasil, objetivando torná-lo mais dinâmico, democrático e seguro. O projeto que deve mobilizar investimentos significativos promete revolucionar o modelo secular de comércio de gado no País fundamentado na negociação direta entre o pecuarista e representantes da agroindústria frigorífica.

Ricardo de Castro Merola, presidente da Assocon, defende que a criação da plataforma virtual de comercialização de gado pela internet atende uma necessidade natural do mercado de se dinamizar, evoluir e aproveitar os novos recursos tecnológicos, imprescindíveis para o crescimento de qualquer atividade de produção. “Essa é a vitrine que faltava para um mercado expressivo que precisa caminhar junto com os avanços permitidos pela tecnologia”, declara.

A Assocon quer que a nova ferramenta já comece com força total e para isso iniciou uma convocação geral entre os associados, que juntos abatem 500 mil cabeças de gado por ano, tudo para que já no primeiro pregão toda a operação de venda do gado, oriundas das fazendas associadas, já ocorra dentro do novo modelo. Merola, que também é pecuarista na região de Santa Helena de Goiás (GO), quer ser o primeiro a cadastrar seus animais na nova ferramenta.

Segundo Juan Lebrón, diretor executivo da Assocon, são vários os benefícios que este sistema de comercialização eletrônica de gado proporciona. O maior deles é tornar mais democrática a relação entre os agentes que operam boi gordo no País. “Isso ocorre graças aos mecanismos de transparência, agilidade e segurança da informação que a ferramenta possui”, diz.

Luiz Ricardo Queiroz, diretor executivo da 3T Media Solutions, parceira da Assocon na concepção, desenvolvimento e operacionalização da nova plataforma virtual, confia no sucesso do ‘Portal Lance Campo News’, por se tratar de um canal exclusivo de negócios na internet, que surgiu para inovar, enriquecer, movimentar e promover a intermediação de negócios pecuários em todo país.


Para Queiroz, muito mais que agilizar o processo de negociação, o Portal Lance Campo News foi criado para oferecer um panorama abrangente do mercado. “Os participantes da cadeia produtiva da carne farão parte de um sistema moderno e prático ao mesmo tempo, montado para atender simultaneamente todas as necessidades comerciais dos pecuaristas e frigoríficos”, declara.



A ferramenta - O Portal ‘Lance Campo News’ é uma ferramenta moderna e exclusiva de comercialização de gado pela internet, que reúne tudo que existe de mais moderno na área de tecnologia da informação, voltado ao ambiente da Web, compondo uma plataforma virtual de fácil acesso que atenderá um importante papel na intermediação de negócios na pecuária.



Segundo a equipe, o novo sistema levará o atual sistema comercial utilizado para a venda de Boi Gordo, para dentro de uma plataforma eletrônica, mantendo os mesmos termos e variantes que envolvem a negociação entre pecuaristas e frigoríficos, permitindo inclusive a participação dos tradicionais escritórios rurais que realizam esta intermediação.



A plataforma virtual de negócios permite, por exemplo, que todos os agentes interessados na compra e venda de gado possam acessá-la de qualquer lugar, a qualquer hora. Os produtores de boi gordo realizam o seu cadastro no portal e recebem por e-mail a sua senha de livre acesso ao sistema. A partir desse momento, o pecuarista poderá fazer a oferta dos seus animais prontos para o abate, cadastrando os lotes que formarão a oferta semanal do leilão Assocon.



Os frigoríficos também acessam o portal Lance Campo News para realizar seu cadastro e receber a sua senha de acesso. Desta forma, os frigoríficos estão aptos a realizar suas ofertas e arrematar os animais de seu interesse, tudo de acordo com as condições de venda pré-definidas para cada lote. Para auxiliar a tomada de decisão de compra, os frigoríficos terão à disposição todos os detalhes dos lotes e a possibilidade de agrupar em um painel aqueles de seu interesse, levando em conta a localização, peso, raça e tantas outras especificações referentes aos animais destinados ao abate.


Fonte: Portal Cultivar

Voltar