1/2/2010
Expoinel Minas abre a temporada de feiras e vira termômetro



Iniciada na sexta-feira (29), a Expoinel Minas reunirá até o dia 7 de fevereiro no Parque Fernando Costa, cerca de 1400 animais da raça nelore, 470 a mais que na edição de 2008. E, a partir de quarta-feira, eles participarão dos cinco leilões, cujas previsões de faturamentos totalizam a cifra de R$ 12 milhões.

Segundo Eloy Rocha Filho, gestor executivo da Associação Mineira dos Criadores de Nelore, promotora do evento, a entrada dos animais foi encerrada ontem e a pesagem acontece hoje. Já as provas de julgamento serão realizadas entre segunda-feira e domingo.

E o evento, que cresceu significativamente de 2009 para este ano, com a passagem de 99 para 130 expositores, também gera mais expectativa dos criadores presentes. Jobson Antunes de Oliveira, proprietário do Condomínio Nelore Santos Reis, levou seis animais à Expoinel Minas e destacou a importância dela no calendário rural brasileiro de 2010. “Ela abre a temporada de exposições e serve como termômetro para o restante do ano. Será através dela que saberemos como está o mercado e identificaremos as perspectivas do setor para os próximos meses”, analisa.

Ainda de acordo com Jobson, a feira é estratégica. “Ela é a edição mineira e só ocorre uma vez por ano. Por tudo isso, quem cria nelore no estado está no Parque Fernando Costa hoje”, afirma o pecuarista que expõe na feira deste ano em parceria com a Novamata Agropecuária Ltda., RM Nelore Agropecuária Ltda. e o Condomínio Barro Preto.

O administrador e zootecnista do Condomínio Nelore Santos Reis, Saul Borges, reforça o discurso de Jobson. “Todos os criatórios de nelore de Minas estão envolvidos de forma intensiva nesta exposição”, afirma. Para ele, a maior atenção dada pelos pecuaristas e zootecnistas é ao melhoramento genético. “Todo trabalho desenvolvido em exposições como esta é para melhorar os animais e fornecer aos clientes finais o gado evoluído”, conclui.


Fonte: Jornal da Manhã de Uberaba

Voltar