14/12/2009
Pecuária de corte paulista perde área, mas ganha em intensificação.


Estudo conduzido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) mostra evolução da atividade em São Paulo nos últimos 30 anos. Por Eder Pinatti, zootecnista e pesquisador.

A produtividade da pecuária está relacionada aos índices zootécnicos, que mensuram a produtividade de um rebanho ou rebanhos, o mais utilizado tem sido a taxa de desfrute (abate); taxa de lotação, de natalidade e de mortalidade, idade de abate, peso de abate, idade ao 1.º parto, descarte de vacas e quilos produzidos de carcaça por área são indicadores importantes e também bastantes empregados.

O Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) juntamente com o Instituto de Zootecnia (IZ/Apta) mensurou os indicadores de produtividade da bovinocultura de corte Paulista em 1972 e 2005. Para a elaboração desse trabalho, além do levantamento bibliográfico que possibilitou um embasamento teórico para o estudo, priorizou-se a análise dos indicadores de produtividade da bovinocultura de corte Através da coleta de informações no banco de dados do Instituto de Economia Agrícola da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA/Apta/SAA) se visualizou a evolução dos indicadores nos anos de 1972 e 2005

Fonte: Portal DBO

Voltar